Expectativa dos industriais para os mercados interno e externo melhora
Dados do Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) mostram que a expectativa de desempenho das indústrias do segmento para agosto teve ligeiro aumento, seja para o mercado interno como para o externo. Já em relação à expectativa sobre ações do Governo Federal para o desenvolvimento do setor o estudo mostra que o otimismo do empresariado permanece baixo.
No mercado interno, a sondagem indica que 39,1% das empresas esperam bom desempenho em agosto, ante 26,1% em julho. Já 13,1% acreditam que o resultado será ruim, ante 21,7% no mês anterior.
Já para o mercado externo, a pesquisa indica que 37,5% consideram que será bom o desempenho em agosto, contra 31,2% em julho. Já 56,2% esperam que o resultado será regular em agosto. “A expectativa sobre vendas continua baixa para agosto, embora apontando para uma melhora tanto no mercado interno como no externo. O segmento do varejo está com melhor perspectiva. porém o segmento das construtoras deve continuar com resultados negativos enquanto perdurar a situação econômica recessiva”, revela Walter Cover, presidente da Abramat.
De acordo com o Termômetro, entre as indústrias de material de construção apenas 9% estão otimistas sobre as ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. O percentual é idêntico ao de julho. “Os dados revelam que a preocupação por parte do empresariado sobre a situação política e econômica permanece. Há uma redução acentuada em obras de infraestrutura e postergação nas decisões de investimento em novas edificações residenciais e comerciais”, justifica Cover.