Fani amplia parceria com rede paraguaia e está presente na Mercoeste SelectStore
Texto: Redação Revista Anamaco
Após firmar contrato de exclusividade na distribuição, a Fani Metais e Acessórios amplia a parceria com a rede paraguaia Mercoeste com a inauguração da Mercoeste SelectStore, uma loja-conceito voltada ao público de luxo e que reúne apenas quatro marcas, sendo a Fani a única representante do segmento de metais e acessórios. Localizada no bairro de Villa Morra em Assunção, Paraguai, a empresa compartilha este espaço com outras marcas de acabamentos, como Portobello (revestimentos), Roca (louças) e Mapei (adesivos e selantes para revestimentos).
Segundo Thiago Cristofani, diretor-geral da Fani, o acordo com a Mercoeste é mais um passo dado pelo fabricante em exportações, consolidando o plano traçado pela empresa há três anos, quando uma pesquisa de mercado ajudou a compreender as necessidades de potenciais clientes na região. “Verificamos o que esse mercado estava buscando em relação a preços, produtos, design e prazos de entrega. A partir deste estudo, desenvolvemos uma estratégia para nos aproximar dos clientes e selecionamos os produtos que melhor se encaixariam nela”, explica o executivo.
Cristofani frisa que o olhar para o mercado externo vem a complementar a abordagem interna, onde o foco da Fani é fortalecer a marca nacionalmente, diversificar produtos, cores e designs para atender aos grandes clientes brasileiros. “Antes de pensar em exportar, primeiro era preciso fazer a lição de casa, expandir a nossa presença e atender bem o mercado interno. Hoje, posso dizer que a empresa está bem mais sólida e preparada para dar esse novo passo”, ressalta o diretor.
Para atender a essa e as futuras demandas externas, não será preciso fazer grandes adaptações nos produtos, que impliquem em intervenções significativas nos atuais processos produtivos e logísticos. O consumo é bem similar: as linhas mais vendidas também são as mais populares no Brasil. “A principal dificuldade de se inserir no mercado externo é prospectar clientes e oferecer exatamente o que eles precisam. É importante lembrar que, em exportações, estamos competindo com concorrentes do mundo todo, mesmo sob condições fiscais mais favoráveis dentro do contexto do Mercosul”, explica.
O executivo comenta que, a partir dessa primeira experiência no Paraguai, a Fani ambiciona estar presente nos principais países da América do Sul, analisando a fundo o potencial de cada mercado e, a partir disso, consolidar um plano de expansão mais detalhado. “Com produtos, atendimento e suporte adequados, podemos desfrutar das vantagens de ser um exportador, como aumentar a produtividade na fábrica, depender menos do mercado interno e usufruir de incentivos tributários regionais, o que contribui com a rentabilidade das operações”, completa.
Fotos: Divulgação