Fase Emergencial prorrogada até 11 de abril
Texto: Redação Revista Anamaco
O Governo de São Paulo anunciou hoje - 26 de março - a prorrogação da Fase Emergencial do Plano São Paulo em todo o Estado. As regras de funcionamento das atividades econômicas, previstas no Decreto 65.563, de 11 de março de 2021, que entraram em vigor em 15 de março e deveriam valer até 30 de março, serão mantidas até 11 de abril. Dessa forma, as lojas de material de construção continuam sem autorização para atender de forma presencial e devem manter as opções de delivery e drive-thru.
Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 no Estado, lembrou que o País vive o pior momento da pandemia. Segundo ele, as medidas do governo têm como objetivo reduzir, o máximo possível, a transmissão do vírus. “Tivemos nove dias de fase vermelha - de 06 a 14 de março - seguidos de 12 dias de Fase Emergencial e começamos a ver um resultado positivo nesse período todo de sacrifício da sociedade”, destacou.
Menezes comentou que um dos principais indicadores utilizados pelo Centro de Contingência é a evolução dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo ele, entre os dias 11 e 25 de março, a velocidade de crescimento, que chegou a 2,9% ao dia, começou a desacelerar e está em 2,2%. “Ainda temos uma situação de aumento progressivo de casos de internações e perda de vidas, mas em velocidade um pouco menor do que tínhamos no início do mês”, ressaltou.
Embora em queda, o percentual ainda é considerado alto, o que justifica a necessidade da extensão da Fase Emergencial com a redução da mobilidade das pessoas. “Acreditamos que, ao longo dos próximos 16 dias, vamos começar a observar uma redução progressiva no número de casos graves, como resultado dessas medidas e também do efeito da vacinação que está ocorrendo em todo o Estado”, comentou.
Apesar do momento ainda ser crítico, Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, destacou que hoje é um dia histórico para a ciência brasileira, para o Estado, para o Instituto Butantan e para o Brasil e anunciou a criação da ButanVac. “Quero cumprimentar a todos os cientistas do Instituto Butantan, que se dedicaram ao estudo e ao desenvolvimento da vacina para imunização dos brasileiros e de todo o mundo, que traz a esperança tão necessária nesses dias difíceis que estamos vivendo durante a pandemia no Brasil. O governo paulista sempre apoiou e investiu na ciência e é por meio dela que estamos esperançosos por dias normais e melhores”, frisou.
Foto: Reprodução da Internet