Fassa Bortolo e Fiemg renovam parceria para formação na construção - Revista Anamaco

Aposta na qualificação

Fassa Bortolo e Fiemg renovam parceria para formação na construção

Texto: Redação Revista Anamaco

A Fassa Bortolo, fabricante italiana de argamassas e rejuntes, e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) renovaram a parceria iniciada em 2023, com diversas atividades conjuntas entre as partes, incluindo a realização de cursos de formação profissional no Senai Minas Gerais no setor da construção civil.
Este ano, a novidade é um curso gratuito de “Qualificação para Mestres de Obras”, com 25 vagas, que acontecerá no segundo semestre de 2024 no Senai Paulo de Tarso, em Belo Horizonte (MG), o “Senai da Construção”.
Entre julho e novembro, também serão ofertadas três turmas gratuitas de 20 alunos cada do curso "Inovação em Projeção de Revestimentos Cimentícios”. Voltadas a profissionais iniciantes e experientes, as aulas envolvem o manejo da tecnologia Fassa Bortolo que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas. A base é o Sistema Fassa Silo, trazido pela empresa ao Brasil e já utilizado em mais de 600 obras em Minas Gerais. Os alunos regulares do Senai e inscritos no programa Trilhas do Futuro poderão se inscrever no novo curso de forma avulsa.
Ivan Aliberti, diretor Financeiro e de Relações Institucionais da Fassa Bortolo, explica que o acordo visa capacitar mão de obra para as novas tecnologias que estão chegando ao setor da construção civil e celebra o novo curso de qualificação para mestres de obras. “Esse profissional é o verdadeiro ‘maestro’ na condução do trabalho em uma construção e precisa estar atualizado para garantir que as novas tecnologias entreguem a produtividade esperada pelas construtoras”, diz Aliberti.
Segundo ele, com o sistema Silo, as construtoras ganham tempo na gestão logística do material dentro do canteiro, aumentam a velocidade de aplicação, economizam produto e ainda evitam o descarte de sacos de papel de argamassas. “É uma fórmula de produtividade que o setor precisa para enfrentar os desafios da construção moderna”, acrescenta.
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, pontua que a parceria é um exemplo do que pode ser construído em conjunto entre as empresas e o Sistema S. “O SENAI tem competência comprovada na formação profissional e esse acordo amplia sua capacidade de atender aos desafios da indústria da construção civil”, avalia Roscoe.
Christiano Leal, diretor regional do Senai em Minas, salienta que o curso em sistemas de projeção cimentícia, que é oferecido pelo Senai apenas em Minas Gerais, complementa a grade oferecida pela instituição. “Assim, o Senai cumpre seu papel histórico de acompanhar a evolução tecnológica para continuar contribuindo para a indústria brasileira”, diz.
Em 2023, primeiro ano da parceria Fassa, Fiemg e Senai, foram realizadas três turmas de 20 alunos. As aulas incluem o aprendizado do uso dos equipamentos e aulas práticas de projeção.

Foto: Divulgação

Fassa Bortolo e Fiemg renovam parceria para formação na construção
Compartilhe esse post:

Comentários