Fassa Bortolo e Senai criam curso de tecnologia para construção em Minas Gerais
Texto: Redação Revista Anamaco
A Fassa Bortolo e o Senai firmaram uma parceria para desenvolver, em conjunto, um curso de formação profissional inédito para o setor da construção civil, com foco no uso de equipamentos de projeção de revestimentos cimentícios, tecnologia que começa a despontar no País. A cooperação entre a instituição e a empresa foi oficializada em um evento, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG).
Voltado a profissionais experientes e iniciantes, a capacitação utilizará a tecnologia do Sistema Fassa Silo, que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas com eficiência, qualidade e economia de material nos canteiros de obras.
Na avaliação de Ivan Aliberti, diretor Administrativo e de Comunicação da Fassa Bortolo, o acordo deverá oferecer ao mercado uma capacitação que envolve uma tecnologia de ponta. “A Fassa é uma empresa de 300 anos que encontrou no Senai o parceiro com o DNA de formação profissional. Essa parceria cria sinergia positiva para trazer ao Brasil uma metodologia de construção que é muito importante para o país, que busca desenvolver eficiência produtiva", afirma.
O diretor vê com otimismo as possibilidades de expansão dos negócios da Fassa em Minas Gerais. “Nós escolhemos o Estado para investir porque o mercado é muito interessante e tem demanda por construção de obras de infraestrutura", comenta.
René Wakil, vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Defesa e Segurança, que representou o presidente da Federação, Flávio Roscoe, na assinatura da parceria, frisa que a Fassa é uma empresa tradicional, que tem um produto de primeira qualidade que vai atender à construção civil. Com essa parceria, o Senai vai capacitar trabalhadores para aplicar o produto que, além da parte estética, vai gerar uma economia para os construtores e agregar valor a obras em Minas Gerais e no Brasil. As inovações são bem-vindas em qualquer segmento”, destaca.
Os cursos serão ministrados, no Senai Paulo de Tarso, na capital mineira. A unidade receberá um sistema Fassa Bortolo completo composto de silo, máquinas de transporte, mistura e projeção da marca italiana. A estrutura receberá, também, produtos da empresa (argamassas e rejuntes), que serão utilizados no novo curso e nas atividades de formação profissional de assentamento e revestimento de alvenaria.
Em princípio, serão ofertadas três turmas de 20 alunos até julho de 2023, sendo dois cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de oito horas, e um de iniciação, de 16 horas. Os alunos regulares do Senai inscritos no programa Trilhas do Futuro poderão também se inscrever no novo curso de forma avulsa.
Na análise de Christiano Leal, diretor regional do Senai em Minas Gerais, o curso complementa a grade oferecida pela instituição. “Estamos acompanhando o desenvolvimento tecnológico da construção civil brasileira”, diz Leal, referindo-se aos sistemas e equipamentos que melhoram a equação de eficiência no canteiro de obras. “Com a expansão dessas tecnologias, as construtoras precisarão de profissionais especializados em sua operação”, pontua.
Aliberti explica que utilizado há anos na Europa, o Sistema Fassa Silo acelera a produtividade das construtoras. “Ele permite o uso racional do espaço no canteiro de obras, evita o desperdício de material, aumenta a velocidade de aplicação e elimina o descarte das embalagens, um fator de sustentabilidade para o setor”, observa o diretor da empresa.
Foto: Divulgação