Faturamento cresce em janeiro
Texto: Redação Revista Anamaco
A exemplo do que ocorreu no ano passado, o faturamento real da indústria de transformação continua aumentando. De acordo com os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em janeiro, a receita bruta das empresas do setor cresceu 3,3% em relação a dezembro. O levantamento mostra, ainda, que, na comparação com janeiro de 2024, o faturamento industrial subiu 12,8%.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, diz que o resultado é positivo, mas que será difícil manter esse ritmo por conta da provável desaceleração da economia. “Ainda há uma demanda importante por bens industriais, o que impactou a alta do faturamento, mas a expectativa é que o consumo diminua por conta da elevação da taxa de juros, prejudicando a indústria e se refletindo no faturamento das empresas”, avalia.
Outro índice que exemplifica o início positivo do setor, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,9% na passagem entre dezembro e janeiro. A alta reverte queda acumulada de 1,4% nos dois meses anteriores. Em relação a janeiro de 2024, o indicador cresceu 5,4%.
O estudo mostra, também, que o emprego industrial aumentou 0,1% em janeiro frente a dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta é mais expressiva: 2,4%. Azevedo observa que o emprego industrial deve crescer a um ritmo mais lento em 2025. “Esse crescimento observado em janeiro é importante, mas a expectativa é que, à medida que a atividade dê sinais de desaceleração, a alta do emprego - que estamos vendo há algum tempo - seja interrompida”, pontua.
Outro dado revelado pela pesquisa mostra que a massa salarial da indústria recuou 0,3% entre dezembro e janeiro. Em relação a janeiro do ano passado, a queda foi de 1,8%. Já o rendimento médio do trabalhador industrial caiu 0,8% e 4% com base nessas duas comparações.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), termômetro importante da atividade industrial, não mudou em janeiro. Continua em 78,4%, mesmo patamar observado em dezembro. Apesar da estabilidade, a UCI é 1,6 ponto percentual menor do que a registrada em janeiro de 2024.
Foto: Adobe Stock