Faturamento maior em 15 anos - Revista Anamaco

Varejo paulista

Faturamento maior em 15 anos

Texto: Redação Revista Anamaco

O varejo paulista deverá terminar 2023 com o maior faturamento em 15 anos. Na perspectiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor registrará uma alta de 4% nas vendas em comparação ao ano passado, totalizando R$ 1,2 trilhão. Nesse cenário, o desempenho das atividades que vendem bens essenciais foi fundamental para o resultado - inclusive, uma tendência desde a pandemia de Covid-19. Dessa forma, o faturamento dos supermercados, que representa mais de um terço da receita total do varejo de São Paulo, deve crescer 9% em 2023, enquanto as vendas das farmácias e perfumarias deverão avançar 15%. É a maior taxa de crescimento entre as atividades pesquisadas pela Federação.
Beneficiado por incentivos fiscais do Governo Federal ao longo do ano, o segmento de concessionárias de veículos deverá ter um incremento de 13% nas vendas, somando R$ 121 bilhões. Esse ritmo puxará, por consequência, o desempenho das lojas de autopeças e acessórios, que será 11% maior do que o de 2022. 
Das nove atividades analisadas pela Federação, apenas três deverão encerrar 2023 com uma receita menor do que o do ano passado: as lojas de material de construção (-3%), as de móveis e decoração (-4%) e o grupo outras atividades (-9%), em que predominam os combustíveis.
Na análise da entidade, dentre os fatores econômicos que possibilitaram esse desempenho, destaca-se, sobretudo, a queda da inflação ao longo dos últimos meses, principalmente sobre alimentos e bebidas, que permitiu a volta de muitas famílias ao consumo e possibilitou o inicio do ciclo de redução da Selic.
Paralelamente, o mercado de trabalho segue cada vez mais aquecido, com a superação da marca de 100 milhões de brasileiros empregados e, no caso de São Paulo, a criação de 502 mil vagas formais entre janeiro e outubro. 
A projeção de alta de 4% das vendas do varejo paulista em 2023 se baseia em um modelo preditivo da FecomercioSP, que leva em conta fatores como padrões de consumo ao longo do ano, indicadores de renda e patamares da inflação acumulada, além dos dados já consolidados de trimestres anteriores.
Para 2024, a perspectiva é de um cenário de estabilidade. Nos cálculos da FecomercioSP, o varejo paulista não registrará aumento no faturamento total (0%) no ano que vem, mantendo apenas o desempenho histórico de 2023. As farmácias e perfumarias e os supermercados devem seguir liderando os números, com crescimentos de 14% e 7%, respectivamente, enquanto as concessionárias de veículos tendem a perder fôlego (-4%), assim como as lojas de autopeças (-21%).

Foto: Adobe Stock

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