Faturamento maior em junho
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga nesta quarta-feira, 10 de julho, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que, em junho, o faturamento deflacionado das indústrias do setor apresentou crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com expansão de 1,2%. Em relação ao mês anterior também houve aumento: 0,4%.
A pesquisa também aponta os dados consolidados de maio. No período, a indústria de material de construção teve faturamento 0,2% menor do que o observado em maio de 2023. Na comparação com abril, com ajuste sazonal, também houve retração: 5,7%.
Na análise de Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, o crescimento no faturamento em junho em comparação ao mesmo mês do ano passado, juntamente com o aumento de 0,4% em relação a maio, é um indicativo claro de que a indústria de material de construção está em uma trajetória de recuperação e fortalecimento, apesar da leve retração observada em maio.
O executivo salienta que os dados do último índice estão em conformidade com a projeção mantida pela FGV, que prevê um crescimento de 3% no faturamento anual em 2024. “Esse otimismo é impulsionado pela retomada de investimentos em infraestrutura e construção civil, além de políticas governamentais voltadas para o setor, que visam acelerar a geração de emprego e renda. Enfrentamos muitos desafios, não apenas em nosso setor, mas em todos os segmentos da indústria brasileira, mas continuaremos a trabalhar em conjunto com nossos associados, outras entidades setoriais e os governos em busca de um crescimento sustentável", garante Navarro.
Foto: Adobe Stock