Índice Abramat

Feriados refletem no desempenho do faturamento das indústrias em abril

11/05/2017

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat), o Índice de Vendas Abramat, que apura o desempenho do faturamento total deflacionado das indústrias de material de construção, recuou 7,6% em abril na comparação com março. Resultado semelhante foi verificado quando a relação é entre abril deste ano sobre o mesmo período de 2016, quando a queda chega a 7,5%. Já o acumulado dos últimos 12 meses apontou desaceleração ainda maior: 8,8% (comparação entre os períodos maio/16 a abril/17 e maio/15 a abril/16).
Na avaliação da entidade, o resultado de abril é reflexo do menor número de dias úteis em consequência dos feriados. Com os resultados alcançados até agora, a previsão da entidade – de encerrar o primeiro semestre com queda nas vendas de, aproximadamente, 5% - deve se confirmar. No entanto, ainda há a expectativa de recuperação no segundo semestre. “Para que isso aconteça é necessária uma melhora no financiamento de moradias, uma retomada mais intensa no Programa Minha Casa Minha Vida, uma aceleração no programa de concessões e parcerias público privadas, bem como a recuperação no nível de emprego na economia", destaca Walter Cover, presidente da Abramat.
O Índice também aponta que o nível de emprego na indústria do setor registrou queda. No mês de abril a retração foi de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já frente ao mês de março, houve leve crescimento de 0,1%, porém a variação acumulada de 12 meses mostra queda de 8,2%.

Feriados refletem no desempenho do faturamento das indústrias em abril
Compartilhe esse post:

Comentários