Prêmio Anamaco 2009

Festa e confraternização

O Prêmio Anamaco, em 2009, chega à sua 18ª edição e reforça a posição do setor da construção civil e de material de construção como importante fomentador de desenvolvimento. A solenidade de entrega dos prêmios reuniu, no Via Funchal, em São Paulo, em 07 de julho, mais de duas mil pessoas, entre representantes das indústrias, do comércio, entidades e autoridades.
Este ano, o prêmio inovou ao entregar a Pá de Ouro "Operária nº 1 da Construção" à Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a primeira mulher a receber esta homenagem. A premiação foi concedida pelo trabalho realizado pela ministra e pelo atual governo em favor da construção civil e de toda a cadeia do setor, em especial pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelo projeto Minha Casa Minha Vida, que contempla a construção de um milhão de moradias.
Ao receber sua homenagem, a ministra Dilma Rousseff dirigiu-se à plateia e fez uma alusão direta à importância do setor da construção civil na geração de empregos e renda, no equilíbrio econômico e no crescimento do País e saudou os empresários e entidades que contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. "Esta homenagem me comove e tem imenso significado pessoal e afetivo, em termos do governo e do reconhecimento da política do presidente Lula", afirmou. "Lutamos para superar todos os entraves para fazer com que nosso País tenha, de fato, um nível de investimento e de desenvolvimento compatível com as necessidades, especialmente na construção civil", disse.
Dilma lembrou que, desde o início do atual governo, quando havia grande preocupação em manter a estabilidade econômica, o equilíbrio fiscal e as reservas compatíveis com o desafio de tornar o Brasil um país soberano, sem a dependência do Fundo Monetário Internacional, era claro que a construção civil era estratégica e seria necessário recupera-la e promover o desenvolvimento de todo seu potencial. "Sem que esse setor crescesse, expandisse, investisse, tivesse linha de crédito adequado, não conseguiríamos realizar o programa do governo do presidente Lula, de fazer com que o País voltasse a crescer, com investimento e também com base na expansão do consumo, na distribuição de renda, na formação uma de nova classe média e na expansão do mercado interno", frisou.
Para Dilma, ações como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a cesta básica da construção, entre outras medidas, desdobraram-se no PAC, e na percepção de que era preciso voltar em investir em infraestrutura, não apenas em transporte e energia, mas, sobretudo, em infraestrutura social, com habitação e saneamento.
A ministra não deixou de citar o Programa Minha Casa Minha Vida, cuja realização credita à união entre o setor, a CEF e o governo Lula. "O modelo deste programa abrirá um caminho. A CEF e as empresas, por meio de mecanismos de financiamentos e subsídios, garantem que empresários terão condição de cumprir o desafio, que muitos julgavam impossível, não de fazer um milhão de casas, mas do País ser capaz de gerar a quantidade de moradias necessárias para atender a população que vive em condições precárias, que sairá da pobreza para a classe média, respeitando a cultura da autoconstrução", salientou.
Segundo ela, o programa prevê a possibilidade do proprietário das residências ampliarem os imóveis da forma como desejarem. Também estiveram presentes o vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, a senadora por Santa Catarina, Ideli Salvatti - ambos homenageados pelo apoio dado ao setor - e o presidente da Reed Exhibitions/Alcântara Machado, Juan Pablo De Vera.
A pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e Anamaco englobou 56 segmentos de produtos e apontou ainda o diretor da Todimo, Juliano Bortolotto, como a "Personalidade do Comércio 2009", e o diretor da Vedacit/Otto Baumgart, Alexandre Baumgart, como a "Personalidade da Indústria 2009".
A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, na voz do cantor Jair Rodrigues que, comemorando 50 anos de carreira, que além do Hino Nacional, foi o responsável pelo show durante a programação da noite.

Confira a matéria completa sobre a entrega do Prêmio Anamaco 2009 na edição 197 impressa da Revista Anamaco

Festa e confraternização
Compartilhe esse post:

Comentários