Festival Olhe Pra Cima lança filtro de realidade aumentada em 13 murais - Revista Anamaco

Ação social

Festival Olhe Pra Cima lança filtro de realidade aumentada em 13 murais

Texto: Redação Revista Anamaco

O festival Olhe Pra Cima apresentou, em 12 de fevereiro, em evento para convidados, os resultados da edição de 2024, que contou com a pintura de quatro murais no Centro Histórico de Porto Alegre (RS), além de uma ação social no bairro Sarandi.
Na ocasião, foram lançadas duas novidades: filtros de realidade aumentada dos 13 murais entregues ao longo das suas três edições e ações de acessibilidade para deficientes visuais e para pessoas de baixa visão, com audiodescrição das obras.
Buscando aproximar a tecnologia a projetos de arte, o festival oferece uma iniciativa inédita ao público, disponibilizando uma experiência de realidade aumentada em todo o seu acervo de arte pública
Com isso, a partir de agora, o público poderá interagir com os murais pelo celular, acessando por meio do site do projeto e pelo perfil no Instagram filtros que, posicionados em frente às pinturas, apresentam uma animação digital feita pelos artistas que assinam as obras dos murais. “Essa funcionalidade vai enriquecer nossas caminhadas guiadas que ocorrem de forma gratuita”, revela Vinicius Amorim, curador e criador do festival.
A segunda novidade promove a inclusão de pessoas com deficiência visual e com visão reduzida, trazendo a audiodescrição dos 15 murais do acervo do projeto. “É um passo muito importante, onde vamos incluir o único público que não tinha contato com o nosso festival”, afirma Amorim. 
As faixas de audiodescrição estarão disponíveis no Youtube do projeto, organizadas em uma única playlist. O trabalho foi realizado pela Imaginativa Acessibilidade e Educação, coordenada por Milena Schneid Eich, doutora em Educação (UCS) e Especialista em Audiodescrição (UECE). “O YouTube é considerado uma das plataformas de conteúdo mais acessíveis para os deficientes visuais e pessoas com visão reduzida porque por meio de aplicativos para o celular é possível navegar pela plataforma com facilidade e encontrar o respectivo conteúdo”, conta Milena.
O festival Olhe Pra Cima foi idealizado em 2021 com o objetivo de transformar Porto Alegre em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto, dando o pontapé no movimento de muralismo na capital dos gaúchos. Até hoje, foram mais de seis mil m² de intervenções artísticas pela cidade em 13 murais gigantes pintados por 27 artistas e três causas sociais apoiadas.
Plínio Albuquerque, gerente Técnico da Tintas Renner, apoiadora do projeto, observa que a cidade de Porto Alegre tem testemunhado um movimento de revitalização e embelezamento de seus patrimônios históricos e espaços urbanos. “A Tintas Renner acredita na capacidade que as cores têm de mudar o astral de um ambiente e, somado ao trabalho artístico de profissionais talentosos, entregamos arte e cultura em grande escala para a capital dos gaúchos. Esse é o maior e mais importante projeto de arte urbana em Porto Alegre, e estamos imensamente orgulhosos de incentivar", salienta.

Foto: Divulgação

Festival Olhe Pra Cima lança filtro de realidade aumentada em 13 murais
Compartilhe esse post:

Comentários