Florianópolis inicia pintura de escolas com verniz que repele o mosquito da dengue
Texto: Redação Revista Anamaco
A Prefeitura de Florianópolis (SC) está intensificando as medidas de combate ao Aedes aegypti. Como parte desses esforços, a administração está implementando uma estratégia em Santa Catarina: a pintura de escolas com verniz com tecnologia repelente ao vetor da dengue, zika e chikungunya. A primeira ação foi realizada em 13 de abril, na NEIM Clair Gruber de Souza em Canasvieiras, enquanto a segunda deverá acontecer amanhã (27 de abril), na NEIM Maria Elena da Silva, localizada nos Ingleses.
A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Assessoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude em parceria com a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, multinacional holandesa que desenvolveu a tecnologia. “O cenário da dengue é alarmante em todo o País e a nossa capital não se distancia desse panorama. São essas medidas inovadoras, aliadas ao nosso trabalho diário de inspeção e atendimento de denúncias e também do apoio da população em eliminar os focos do mosquito nas suas casas, que podemos avançar e potencializar a nossa luta no combate à dengue”, enfatiza Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
Tamara Lacivita de Goes, gerente de Marketing Brasil da AkzoNobel, explica que o “Coral Bem Estar Proteção Antimosquito”, verniz incolor fosco da AkzoNobel, utilizado na ação, é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem eficácia comprovada em laboratório certificado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. “Desde 2015, foi uma longa jornada de desenvolvimento pela equipe de cientistas brasileiros da empresa, que incluiu mais de 200 testes para chegar à eficácia necessária”, comenta.
Segundo ela, é importante que todos façam todo o possível para combater o mosquito transmissor da dengue. “Ficamos muito contentes em participar dessa ação de prevenção e conscientização, ao disponibilizar o produto para proteger as escolas de Florianópolis”, salienta Tamara.
A escolha das unidades escolares levou em conta a análise de dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde que, neste ano, identificou mais de 2.700 casos confirmados de dengue, com prevalência na Região Norte. Ainda para garantir a efetividade da ação, a Secretaria de Educação convidou a comunidade escolar e responsáveis a fim de auxiliarem na pintura das respectivas unidades de forma voluntária.
A Tintas Coral fornecerá os materiais necessários para a pintura e equipamentos de proteção individual, além de enviar pintores profissionais para liderarem a atividade. A iniciativa, em ambas as unidades, é aberta para que a comunidade possa participar.
Foto: Divulgação