Frente Parlamentar é lançada - Revista Anamaco

Em Defesa do Matcon

Frente Parlamentar é lançada oficialmente

Texto: Redação Revista Anamaco, com colaboração de Carla Bridi, de Brasília


          

Com a presidência ocupada pelo deputado Federal Capitão Augusto (PL-SP), foi lançada oficialmente, nesta quarta-feira, 16, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção. O evento foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de representantes da indústria, do comércio e deputados federais envolvidos na causa. A solenidade marca o início dos trabalhos da frente criada com o objetivo de, entre outros temas, procurar, de modo contínuo, o aperfeiçoamento da legislação referente à política nacional do comércio de material de construção, influindo no processo legislativo a partir das comissões temáticas do Congresso Nacional.
Ela é composta por 203 deputados federais e é uma entidade de direito privado, constituída no âmbito do Congresso Nacional, que deverá atuar para acompanhar a política oficial do comércio do setor, promover debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes ao exame da política nacional do comércio do setor, promover o intercâmbio com entes assemelhados de parlamentos de outros países, visando o aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas estatais do comércio do segmento.
As prioridades da Frente, neste primeiro momento, são garantir o andamento de programas do governo federal, enquanto também providenciam o avanço de projetos legislativos. Pautas como a retomada do ConstruCard e a capacitação de mão-de-obra para execução dos trabalhos na construção civil são considerados fundamentais para fomentar o setor.

  
Deputado federal, Capitão Augusto (PL-SP)                   Geraldo Defalco, presidente da Anamaco

 
“Em todo o Brasil são 140 mil lojas. Estimamos 15 milhões de profissionais que trabalham nas obras e reformas - pedreiros, azulejistas, encanadores, eletricistas etc - que se abastecem nas lojas de todo Brasil, uma grande parte com renda informal, mas que sustenta milhões de famílias. É um número muito expressivo para a gente deixar que as decisões partam de poucas pessoas, sem diálogo" ressaltou Geraldo Defalco, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, durante a solenidade em Brasília. Também discursaram no evento Cláudio Conz, eleito secretário nacional da Frente Parlamentar, Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, e o deputado federal Capitão Augusto.
“O Construcard sai esse ano ainda, deve sair, é só questão de ajustes. Conversamos com a Caixa expondo que o próprio segmento pode fornecer as orientações para que não haja desvio de finalidade, já que muita gente no passado usava parte do dinheiro para pagar mão de obra”, afirmou à Revista Anamaco o deputado Capitão Augusto.
“Outro projeto, que talvez seja para o ano que vem, é focarmos nas 5 milhões de casas do programa Minha Casa, Minha Vida que estão completando 10 anos, ou seja, precisam de manutenção. E são famílias que já têm ligação com a Caixa, então queremos conseguir uma linha de crédito para reforma das casas do Minha Casa, Minha Vida”, disse o deputado.
Com 204 assinaturas reunidas para a criação da Frente, tanto de deputados quanto de senadores, o grupo terá atuação mista nas duas Casas para articular as pautas entre todos os congressistas.

  

Para Cláudio Conz, a Frente também terá o papel de aglutinar os trabalhos que já são realizados por outras frentes parlamentares diretamente ou indiretamente ligadas ao setor, como a de Mulheres na Construção Civil, para que o andamento dos projetos ganhe mais força.
“Atualmente, 98% das lojas de material de construção constituem pequenas e médias empresas. Não existe nenhum lugar no Brasil que não tenha loja de material de construção. Por isso, queremos discutir com vocês como podemos dar visibilidade a essa importante parte da economia nacional e como vocês podem nos ajudar, nesse sistema que é formado fundamentalmente por empresas unifamiliares no Brasil. Se torna muito relevante o apoio do Legislativo, estamos muito esperançosos”, afirmou Conz em discurso no evento.
De acordo com dados recentes do Índice Abramat, houve avanço de 0,5% no faturamento da indústria de MatCon em julho deste ano, comparado ao mesmo mês de 2022. É a primeira alta desde agosto de 2021, com expectativa de outros resultados positivos devido ao lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), redução da taxa de juros e mais moradias pelo Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, o acumulado do ano ainda apresenta queda no faturamento, em 2,6%, e a previsão até dezembro é de recuo de 1% no acumulado de 2023.

Fotos: Carla Bridi e Adobe Stock

Frente Parlamentar é lançada oficialmente
Compartilhe esse post:

Comentários