Frutos do pioneirismo - Revista Anamaco

Evento

Frutos do pioneirismo

 Texto: Redação Revista Anamaco

A primeira Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Brasil completou, em agosto, 55 anos. Fundada por José Olavo Nogueira - hoje, presidente de honra da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) - a Acomac Campinas comemorou a marca, no último dia 31 de agosto, com um jantar festivo, no qual estiveram reunidos representantes de toda a cadeia de material de construção.
Cerca de 400 convidados estiveram presentes no Espaço Bonvenon, na cidade de Campinas, no interior paulista, entre corpo diretivo da entidade, como o presidente da instituição, Wilson Takashi Hashimoto e demais diretores, os presidentes Executivo e do Conselho Deliberativo da Anamaco, Claudio Conz e Marcos Atchabahian, representantes das Federações dos Comerciantes de Material de Construção (Fecomac´s) de São Paulo e Santa Catariana, e das Acomacs Jundiaí, ABC Paulista, Bahia, Ceará, Sorocaba, Vale de Paraíba e Oeste da Grande São Paulo, da diretora de Redação da Grau 10 Editora/Revista Anamaco, Beth Bridi, associados, parceiros da indústria e amigos que fizeram parte da história da entidade e contribuem para perenidade do trabalho desenvolvido nessas mais de cinco décadas.
Antes de ser uma noite de festa, foi um momento de homenagens. O destaque da noite foi José Olavo Nogueira, que vislumbrou a força da união para o crescimento de todos quando deu início ao movimento associativista e 20 anos depois liderou a formação da Anamaco. Para ele, concorrência não deve ser sinônimo de inimizade. Otimista nato, o tempo só mostrou que suas crenças estavam corretas ao apostar na força da união. Com a presença da família, o evento foi alegria, reconhecimento e agradecimento.
Atchabahian, em seu pronunciamento, ressaltou a importância da data histórica para a Acomac Campinas e por reunir tantos associados, uma vez que a adesão é voluntária, e definiu Nogueira como empreendedor e visionário, que percebeu a necessidade de juntar esforços em torno de objetivos comuns.
Para Conz, além de um momento de alegria, a data foi uma oportunidade de reconhecer o trabalho da Acomac Campinas que ajudou transformar os antigos depósitos de material de construção nas lojas como são vistas hoje.

              

O presidente da Fecomac-SP, Geraldo Defalco, também parabenizou a entidade. Para ele, a iniciativa leva os associados a terem um novo olhar sobre a importância da união e incentivou a todos a participarem das Acomac´s para que o mercado possa ver mais ações em desenvolvimento.
Foi uma noite especial, também, para Hashimoto, que antes de mais nada agradeceu a Deus, à família e a todos que contribuem com seu trabalho que, se no início foi de apreensão, ao longo do tempo, transformou-se em confiança e aprendizado, baseado no pensamento único no associativismo. O presidente da Acomac Campinas salientou que o atual mandato se finda com as metas alcançadas, tanto em gestão, benefícios aos associados, treinamentos, cursos, rodadas de negócios e promoções de incentivo ao setor.
O evento contou, ainda, com uma apresentação de Taikô, instrumento de percussão japonês, e foi finalizada com muita música e dança.
Com mais de 400 lojas associadas em 46 cidades da região, a Acomac Campinas nasceu em 1964 da ideia de Nogueira, à época proprietário da Sanitários Guarani, e teve como a primeira empreitada a abertura de uma ação contra a prefeitura da cidade contra a cobrança de impostos retroativos, ação da qual a entidade saiu vitoriosa. Nascia o associativismo no varejo de material de construção e servia de exemplo para a formação de outras instituições semelhantes em outros pontos do País, o que levou à fundação da Anamaco no ano de 1984.

Fotos: Grau 10 Editora

 

Frutos do pioneirismo
Compartilhe esse post:

Comentários