Fundação ArcelorMittal adota novas tecnologias em conceito 4.0
Texto: Redação Revista Anamaco
A Fundação ArcelorMittal estreou, em 2020, seu conceito de ‘Fundação 4.0’ para guiar os projetos com crianças e adolescentes, realizados em 56 municípios. De acordo com a empresa, esse posicionamento se fez essencial para tornar efetiva sua atuação junto às comunidades na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo ante às mudanças impostas pela pandemia.
A companhia destaca que o primeiro grande desafio foi reinventar o modelo de apresentação das peças teatrais do programa Diversão em Cena, de teatro infantil, encenadas todos os domingos. Para isso, a equipe da Fundação desenhou um formato on-line, o que permitiu que seu alcance fosse ampliado das cidades atendidas para todo o País. Em seguida, as iniciativas patrocinadas na área do esporte migraram para o formato de aulas virtuais.
A instituição lançou, também, o projeto ‘Antenados’ para apoiar famílias na pandemia. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ArcelorMittal ofereceu dicas e atividades para pais e mães ajudarem seus filhos a compreenderem seus sentimentos e desenvolverem habilidades socioemocionais nesta fase de isolamento social.
Atenta às necessidades de escolas e professores, que tiveram de se reinventar com a suspensão das aulas presenciais, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Sincroniza Educação, realizou, em julho, o projeto de Ensino Remoto de Emergência, que capacitou os educadores para o uso de ferramentas digitais simples e gratuitas. Agora, já se preparando para os desafios do retorno às aulas presenciais, chega o "Ensino Híbrido na Prática", iniciativa para capacitar professores a utilizarem os recursos do ambiente virtual mesmo com o retorno do funcionamento das escolas.
Já o Jornada do Aço, projeto que une conceitos aprendidos em sala de aula e das etapas de produção do aço, por meio da realidade virtual, está sendo adaptado para uma versão game e estará disponível em dezembro para acesso pelo computador ou celular. Em cada fase do jogo, as crianças terão contato com os processos de produção e entenderão como a ciência faz parte deles.
Foto: Guto Muniz/Divulgação