Fundação Signify apoia projeto e instala iluminação LED em Paraisópolis - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Fundação Signify apoia projeto e instala iluminação LED em Paraisópolis

Texto: Redação Revista Anamaco

A Signify iniciou, por meio da Fundação Signify, em colaboração com a Prefeitura de São Paulo, a União dos Moradores de Paraisópolis e com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), uma iniciativa para melhorar o bem-estar e a segurança dos moradores da comunidade com a instalação de iluminação LED.
O projeto, batizado de "Ilumina Paraisópolis", tem como objetivo auxiliar a vida das pessoas e reforçar o potencial transformador da iluminação. "Para a Signify, o projeto se tornou um importante case mundial que exemplifica positivamente como a priorização da iluminação pode ser um fator determinante na hora de pensar políticas para a população", explica Sergio Costa, presidente da Signify Brasil.
Segundo ele, esse investimento reforça o compromisso da companhia em levar ao público brasileiro uma iluminação de qualidade, sustentável e que faça diferença real no dia a dia das pessoas.
Como parte do projeto, mais de 190 LEDs Philips GreenVision Xceed foram instalados em áreas estratégicas da comunidade, que abriga mais de 100.000 pessoas e que é a segunda maior de São Paulo. Além disso, o projeto ajuda a promover o desenvolvimento social e econômico em meio ao atual contexto de isolamento social.

        
Estima-se que mais de 25 mil pessoas são impactadas, diretamente, pelo projeto, transformando totalmente os locais, com vias iluminadas para que os moradores possam transitar pela região seja para ir ao trabalho, escola ou lazer, e para que os comerciantes possam estender o horário de funcionamento dos seus estabelecimentos, gerando mais renda para o negócio, ampliando a oferta de empregos. "Esta iniciativa da Signify tem um papel muito significativo para a população que vive em Paraisópolis, pois hoje testemunhamos o processo de transformação de uma favela em um bairro. Com as instalações das luminárias, feitas nos locais indicados pelos próprios moradores, nós que vivemos aqui podemos transitar com mais segurança e viver melhor, o que significa um impacto positivo para a região, tanto socialmente como economicamente falando", comenta Gilson Rodrigues, líder comunitário de Paraisópolis.
Dentre os pontos iluminados pelo projeto está o acesso ao Pavilhão Social, importante centro de apoio à população mais carente durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com a distribuição de comida e produção de máscaras artesanais.
Outro local beneficiado pela iniciativa é o Bistrô Mãos de Maria, localizado no coração de Paraisópolis, espaço de apoio ao empoderamento feminino por meio de capacitação gastronômica e de impacto social graças ao projeto "Horta na Laje" para o plantio e colheita de alimentos. "A iluminação para o nosso Bistrô representa muito porque antes, quando não tinha iluminação, nós não podíamos funcionar à noite. Perdíamos um grande público que gostaria de frequentar o espaço, mas era impedido pela falta de uma iluminação adequada. Hoje o local está iluminado e temos a oportunidade de gerar mais renda e contratar mais mulheres", observa Elizandra Cerqueira, empreendedora Social responsável pelo Bistrô Mãos de Maria em Paraisópolis.
A Viela das Artes foi outro local da favela que recebeu iluminação e é uma das principais ruas de acesso para circulação dos moradores. "Anteriormente, as pessoas precisavam utilizar uma lanterna porque ficava muito escuro durante a noite. A iluminação da viela, por ser um ponto artístico, além de despertar um olhar das pessoas que passam por ali, pode também trazer eventos culturais como saraus e batalhas de rima", diz Givanildo Rodrigues, produtor Cultural e morador de Paraisópolis.

Fotos: Divulgação

Fundação Signify apoia projeto e instala iluminação LED em Paraisópolis
Compartilhe esse post:

Comentários