Fundo de Sustentabilidade Hydro beneficia mais de 100 mil pessoas no Pará
Texto: Redação Revista Anamaco
O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), instituído como um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte para o desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras, especialmente no Estado do Pará, está celebrando quatro anos. Nesse período, transformou a vida de 100 mil pessoas, direta ou indiretamente, por meio de parcerias com instituições locais.
Com investimentos de cerca de R$ 40 milhões, dentre os R$ 100 milhões previstos em 10 anos, a iniciativa contempla sete grandes programas, com objetivos e atuações diferenciadas, que financiam diversos projetos de incentivo ao empreendedorismo comunitário na região e ao empreendedorismo feminino.
Os investimentos do FSH são aplicados em capacitações, contratação de serviços e compras de comunidades locais, pesquisa, entre outros. “Cada vez que selecionamos novos projetos, estamos promovendo conexões entre diversos setores da sociedade para que eles executem ações concretas de impacto positivo no município. Por meio do FSH, investimos também em inovação na Amazônia, conectando as boas iniciativas locais - que valorizam a floresta em pé e uma economia de baixo carbono - às cadeias globais”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.
O executivo frisa que a região amazônica, por ser o berço natural da maior biodiversidade do planeta, tem cada vez mais atraído atenção economicamente por ser considerada um ativo bioindustrial. Por isso, importantes programas/projetos foram ou estão sendo desenvolvidos na Amazônia focando o conhecimento da biodiversidade, conservação e biotecnologia.
“Conhecer as áreas de atuação das comunidades locais e seu potencial de empreendedorismo é fundamental para o incentivo ao desenvolvimento regional. E é neste cenário amazônico que a organização sem fins lucrativos vem transformando a vida de diversas comunidades da região de Barcarena, município localizado na região metropolitana de Belém e importante polo industrial do Estado”, pontua.
Foto: Divulgação