Furtos e fraudes no Varejo
Texto: Redação Revista Anamaco
Encerrando o primeiro dia de palestras do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon -, o mentor, especialista em varejo, palestrante e autor do livro: "Pentágono de Perdas: transformando perdas em lucros", Anderson Ozawa, defendeu o tema: "Furtos e Fraudes no Varejo - como identificar onde estão problema".
Na apresentação, ele disse que ainda é muito pequeno o número de lojistas brasileiros que fazem um trabalho para prevenir as perdas por furtos, o que gera enormes prejuízos. Dados de 2020 do Instituto de Prevenção de Perdas indicam que o comércio perde 1,04% do faturamento apenas com estas perdas, o que representa um prejuízo que pode chegar à casa dos milhões, dependendo do faturamento da organização.
As perdas causam prejuízos financeiros, comerciais e administrativos, comprometendo a rentabilidade da empresa, e há sinais que podem ajudar a identificar de onde vêm. O primeiro aspecto é considerar fatores que indicam o que facilita estas perdas, o que ele chama de Teoria da Fraude. Entre eles, estão as oportunidades: falta de controle ou supervisão; livre acesso aos valores, produtos ou informações sensíveis. O outro é a atratividade e, completando, os valores pessoais - predisposição pessoal para burlar as regras em benefício próprio.
CLIQUE AQUI e confira a íntegra da palestra
Foto: Leonardo Barrilari