Gerdau anuncia a certificação de sua segunda operação como Empresa B - Revista Anamaco

Empresas

Gerdau anuncia a certificação de sua segunda operação como Empresa B

Texto: Redação Revista Anamaco

A Gerdau anunciou, no começo de janeiro, a certificação de sua segunda operação como Empresa B. A Siderperu, operação de produção de aço da companhia no Peru, une-se à Gerdau Summit, sua joint venture com a japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works, voltada ao fornecimento de peças para a geração de energia eólica, que se tornam as duas primeiras produtoras de aço no mundo a serem Empresas B, que visam como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental. 
De acordo com a companhia, a nova certificação reflete o compromisso da Gerdau junto ao programa B Movement Builders e sua ambição de certificar todas as suas operações até 2025. Como parte da sua agenda de sustentabilidade, a certificação reconhece que a maior empresa brasileira produtora de aço segue boas práticas de sustentabilidade e que conecta, de forma efetiva, o negócio com o seu propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, deixando um legado na sociedade. “A certificação da Siderperu, nossa maior operação industrial na América do Sul depois do Brasil, como Empresa B reafirma um compromisso de 121 anos da Gerdau com sua jornada de sustentabilidade e sua busca em ser parte das soluções aos desafios e dilemas da sociedade, promovendo um impacto positivo nas regiões em que está presente. Esse reconhecimento só foi possível devido aos esforços e comprometimento dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.
Aldo Tapia, CEO da Siderperu, frisa que na companhia há um trabalho para fortalecer a estratégia de sustentabilidade, a fim de transcender como empresa e deixar uma marca positiva. “Ser, agora, uma Empresa B mostra que a sustentabilidade está no centro do nosso negócio e que é um tema que é tratado transversalmente em toda a companhia, envolvendo as nossas pessoas, tomadas de decisão, projetos e stakeholders”, afirma.
Mariale Soto, diretora executiva do Sistema B Peru, complementa dizendo que ser uma Empresa B é pertencer a uma comunidade global de organizações que aspiram ser as melhores para o mundo e que passam por uma avaliação muito rigorosa e independente que avalia todos os aspectos da empresa para garantir que ela está contribuindo para a sociedade e o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar lucros com propósito. “A certificação da Siderperu como uma Empresa B é um grande marco e demonstra que empresas de todos os portes podem se alinhar a essa visão. Damos as boas-vindas a você e esperamos que com seu exemplo possamos continuar influenciando mais empresa a caminho”, reforça. 
A Siderperu, agora, une-se a um movimento internacional de 5.371 empresas com propósitos que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da certificação como Empresa B. A certificação é rigorosa, dada por uma organização internacional independente, sem fins lucrativos - o B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B -, que consegue verificar de forma tangível e mensurável como a Gerdau Summit tem trabalhado na construção de um ambiente de negócios ainda mais sustentável, diverso e inclusivo.
A certificação utiliza a ferramenta on-line e exclusiva, a Avaliação de Impacto B (BIA), que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.
Desde 2020, a Gerdau está conectada ao movimento de Empresas B como parte do programa B Movement Builders, coalizão que une empresas multinacionais de capital aberto que visam transformar a economia global para contribuir com a valorização de longo prazo de todos os seus públicos. O grupo é supervisionado pelo Conselho Consultivo Independente do B Lab e tem como diretrizes apoiar o Movimento B e colaborar com outras empresas e stakeholders que invistam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros deveres. 
Em agosto de 2022, a Gerdau Summit tornou-se a primeira indústria de aço do mundo a receber a certificação como uma Empresa B.

Foto: Divulgação

 

 

Gerdau anuncia a certificação de sua segunda operação como Empresa B
Compartilhe esse post:

Comentários