Gerdau anuncia a primeira mulher no comando de uma siderúrgica - Revista Anamaco

Novo comando

Gerdau anuncia a primeira mulher no comando de uma siderúrgica

Texto: Redação Revista Anamaco

Perto de completar 120 anos, a siderúrgica Gerdau terá, pela primeira vez, uma mulher à frente de uma de suas operações industriais, dentro de um setor ainda predominantemente masculino. Engenheira de 43 anos, Michele Robert acaba de assumir o cargo de presidente da Gerdau Summit, que nasceu com foco no fornecimento de peças para a geração de energia eólica e cujo controle é dividido com as japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works (JSW). A unidade fica em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Com presença forte no exterior, a Gerdau é hoje uma das poucas empresas brasileiras a abrir seus dados relacionados à agenda ambiental, social e de governança (ESG, pela sigla em inglês), antes mesmo de o assunto ganhar os holofotes no País, com o aumento de pressão por parte de investidores.
Além de dar mais transparência, a companhia tem trabalhado em paralelo em programas internos para ajudar na formação de profissionais em busca de diversidade, incluindo a de gênero. Para a posição de chefia da Summit, contudo, a decisão foi atrair Michele, que estava há 18 anos na General Electric (GE), já ocupando um cargo de liderança. "Finalmente a Gerdau terá uma mulher à frente de uma de suas operações industriais, o que é coerente com a transformação da empresa, que está a todo vapor. As empresas precisam ter mais exemplos dentro de casa. É necessário ter referência", comenta a executiva.
Michele comandará uma equipe de 700 pessoas, sendo cerca de 90% homens. A ideia, segundo  empresa é, aos poucos, começar a mudar essa proporção.
A executiva chega à Gerdau Summit com algumas metas e com o compromisso de ajudar a dar um impulso na diversidade. O plano é "dobrar ou triplicar" a operação, que busca diversificar sua atuação - algo que a pandemia mostrou ser necessário. Hoje, com o foco em cilindros para energia eólica, a unidade já está em processo de homologação de produtos para atender outros setores, como mineração e açúcar e álcool.

Foto: Divulgação

 

Gerdau anuncia a primeira mulher no comando de uma siderúrgica
Compartilhe esse post:

Comentários