Gerdau anuncia os artistas selecionados no edital de incentivo à cultura mineira
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau anunciou os nomes dos sete artistas que tiveram obras selecionadas no edital de incentivo à cultura mineira - Arte em Aço Gerdau. Inédito, o projeto marca os 120 anos da Gerdau e visa enaltecer a história de Minas Gerais e reforçar os laços da empresa com o Estado e os municípios mineiros onde está presente.
As propostas foram escolhidas por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da empresa e dos municípios contemplados.
Os artistas mineiros que tiveram suas obras selecionadas são: Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira, Bel Diniz, João Diniz e Sérgio Machado.
As peças serão instaladas durante o ano de 2022 em espaços públicos, como o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), e em museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas Gerais: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.
Por meio do edital foram escolhidas propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG). Os artistas participantes vão contar com a consultoria gratuita da Através - Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural.
Wendel Gomes, diretor da Gerdau, destaca que Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da empresa. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural do Estado. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas, ampliando o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica.
Foto: Adobe Stock