Gerdau e Shell Brasil anunciam joint-venture de energia solar em Minas Gerais
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau e a Shell Brasil assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas, norte de Minas Gerais, que estabelece as premissas para a discussão e constituição de uma joint-venture. Com capacidade instalada de 190MWdc, o parque Aquarii fornecerá parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada, a partir de 2024, no mercado livre através da comercializadora de energia da Shell.
A joint-venture terá participação igualitária das duas empresas e faz parte da estratégia de transição energética e descarbonização de ambas. Trata-se de um passo voluntário da Shell Brasil na oferta de mais produtos e serviços energéticos renováveis e sustentáveis, em total alinhamento com a busca de uma matriz de energia mais limpa pela Gerdau.
Aquarii também deverá vender energia para consumidores livres, ajudando a aumentar o parque gerador do Estado de Minas Gerais e contribuindo para a segurança energética da região com mais energia renovável.
Guilherme Perdigão, diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, explica que esse é o primeiro projeto da Shell em energia solar no Brasil, um marco que diversifica a atuação da companhia no País e de maneira completamente alinhada ao propósito de oferecer mais energia e de maneira mais limpa. “A presença de um parceiro como a Gerdau nesta jornada nos enche de orgulho e é um sinal de confiança neste propósito na Shell e em sua capacidade como desenvolvedora de soluções de energia para seus clientes. Caminharemos juntos rumo à transição energética e numa região estratégica para ambas as companhias”, afirma Perdigão.
Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e responsável pela Gerdau Next, divisão de novos negócios, comenta que a joint-venture para o desenvolvimento e operação do parque solar Aquarii é parte de um plano robusto de investimentos em energias renováveis nas Américas. A iniciativa, segundo ele, fortalece a visão de longo prazo da companhia e o compromisso com a inclusão de fatores ESG como pilares fundamentais para as decisões estratégicas da empresa. “A parceria com a Shell garante expertise e tecnologia de ponta em energia solar, o que resulta em maior eficiência e uma oportunidade de autoprodução de energia renovável, reforçando o nosso comprometimento com um futuro cada vez mais sustentável”, frisa.
Foto: Divulgação