Gerdau faz doação de escultura de aço para a cidade de Divinópolis (MG)
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau entregou para a cidade de Divinópolis (MG) uma escultura de aço com cinco metros de altura, criada pelo artista plástico Giovani Fantauzzi, que fará parte do acervo permanente do município. A obra foi selecionada por meio de edital, lançado pela empresa, em 2021, para comemorar os 120 anos da companhia, e será doada para celebrar os 111 anos da cidade. A escultura “Arte em Aço” será instalada em caráter definitivo no Complexo Gravatá, permitindo o acesso gratuito a toda a população.
O projeto - que inclui a instalação de outras oito peças de artistas mineiros em diferentes municípios de Minas Gerais - também pretende enaltecer a história do Estado e reforçar os laços da Gerdau com as cidades onde está presente. Essa é a segunda obra entregue. A primeira está instalada no Jardim do Palácio da Liberdade em Belo Horizonte (MG).
Tiago Mascarenhas, gerente Executivo da Gerdau em Divinópolis, explica que Minas Gerais tem grande protagonismo na história da Gerdau, por isso a iniciativa de homenagear o Estado. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural mineira. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas e ampliar o contato da população com a história mineira, por meio da arte”, frisa.
A obra é concebida a partir de barras de aço que brotam do chão, desenhando o espaço, geometricamente, e formando um conjunto de simetria perfeita. Para elaborar a proposta, Fantauzzi buscou inspiração em um elemento tradicional de Minas Gerais, o aço. “A obra é um marco importante para a arte em Divinópolis e é mais um exemplo do compromisso da Gerdau com a cultura e com a valorização dos artistas brasileiros. O público terá a chance de conhecer essa obra que nasce para ser tocada, sentida e experimentada”, destaca o artista plástico.
O projeto da Escultura Arte em Aço, de Giovani Fantauzzi, é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG). Conta com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O edital Arte em Aço possibilitou a seleção de nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios da Gerdau e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic-MG). Os artistas participantes contaram com consultoria gratuita da Através - Gestão Cultural, empresa especializada nesse mercado.
Os projetos foram avaliados por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e das localidades contempladas.
As peças serão instaladas em espaços públicos dos municípios onde estão as principais operações da Gerdau em Minas Gerais, além de Belo Horizonte: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.
Foto: Divulgação