Gerdau Graphene conquista o principal prêmio de embalagens do mundo
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento, industrialização e comercialização de aditivos químicos, aditivos minerais e masterbatches com nanomateriais à base de carbono, como o grafeno, foi agraciada com o prêmio na categoria "Packaging Materials and Components" no Worldstar 2024. A premiação, considerada a mais prestigiada e importante do mundo no setor de embalagens, é conferida pela World Packaging Organisation (WPO), principal organização global dedicada ao setor de embalagens.
O case premiado, denominado "Graphene-Enhanced Plastic Film", aborda a embalagem de pregos da produtora de aço, que contém grafeno em sua composição. O pacote faz uso de 1% do Poly-G, o primeiro masterbatch com grafeno disperso em polímeros, traduzida como tecnologia G2D, disponível em escala industrial e desenvolvido pela Gerdau Graphene, uma companhia da Gerdau Next, o braço de novos negócios da Gerdau.
Lançada no ano passado, a tecnologia entrega vários benefícios, entre eles os ganhos nas propriedades mecânicas das embalagens, possibilitando uma redução de 25% na sua espessura, aumento na resistência das embalagens e a consequente diminuição de, aproximadamente, 39% nas perdas durante o processo de empacotamento. Além disso, há redução no consumo de matéria-prima, de energia elétrica e nas emissões de gases de efeito estufa durante a produção do invólucro.
Alexandre Corrêa, diretor executivo da Gerdau Graphene, destaca que esse reconhecimento representa um novo marco na história da empresa, trazendo uma grande visibilidade internacional. Segundo ele, a Gerdau Graphene foi fundada com a missão de fornecer ao mercado produtos em escala industrial que proporcionem um claro ganho de performance e sustentabilidade aos nossos clientes. “Na cadeia do plástico, como no caso das embalagens da Gerdau, o uso de nossos aditivos com nanomateriais de carbono trazem ganhos claros de custos e performance para a empresa, ao mesmo tempo em que entregam uma redução significativa em seu consumo de plástico atuando sobre a sua missão de ter produtos cada vez mais sustentáveis. A premiação da WPO deixa claro que estamos no caminho certo e que a indústria do plástico já reconhece o valor que a adição de grafeno pode ter em sua cadeia produtiva", afirma o executivo.
Para se qualificar no Worldstar, as embalagens devem ter recebido um prêmio nacional ou regional reconhecido pela WPO nos últimos dois anos. Somente em 2023, foram registradas mais de 488 inscrições.
Foto: Divulgação