Gerdau Graphene ganha prêmio por embalagens enriquecidas com grafeno
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau Graphene foi vencedora do 35ª edição do Packaging Innovation Awards (PIA) por sua solução para embalagens flexíveis por meio da incorporação de Poly-G (masterbatch polimérico com grafeno embarcado).
O Poly-G, que combina inovação sustentável com performance, foi reconhecido por sua tecnologia de ponta e seu potencial para transformar a indústria de embalagens plásticas. Ele é adequado para a produção de filmes, perfis e folhas formadas por meio de processos de extrusão.
A solução, um nanomaterial versátil para o mercado de embalagens flexíveis promove a melhora na resistência mecânica dos filmes. É possível também produzir embalagens com redução de espessura, com a manutenção ou incremento em suas propriedades mecânicas. Sendo assim, a produção de embalagens mais leves, reduzindo a quantidade de matéria-prima necessária para a produção do artefato polimérico, torna o processo mais sustentável.
Essa abordagem também promove a reciclabilidade e estende o ciclo de vida da embalagem, atendendo aos principais desafios ambientais enfrentados pelas indústrias em todo o mundo.
Valdirene Peressinotto, diretora Executiva da Gerdau Graphene, explica que a embalagem aprimorada com grafeno é uma prova do comprometimento da empresa em fornecer soluções sustentáveis sem comprometer o desempenho. “Estamos muito felizes em sermos homenageados com este prêmio, que reflete nossa missão de expandir os limites do que é possível em embalagens sustentáveis. Esse reconhecimento destaca o papel significativo que o grafeno pode desempenhar na formação do futuro das embalagens, desde a redução de resíduos até a criação de soluções de alto desempenho e ecologicamente corretas”, destaca.
O Packaging Innovation Awards, patrocinado pela Dow, é uma das premiações mais respeitadas e mais antigas do setor e avaliou os cases com base em seus avanços em sustentabilidade, inovação tecnológica e experiência do usuário. “Este ano, a premiação teve o privilégio de receber mais de 300 inscrições do mundo todo, um número recorde de inscrições que quase dobrou desde a edição anterior. Os participantes elevaram o nível de exigência para vencer, e é importante destacarmos as principais inovações que impulsionarão mudanças robustas e duradouras em todo o setor”, frisa Daniella Souza Miranda, diretora global de Marketing da Dow.
Foto: Divulgação