Gerdau inicia programa de capacitação exclusivo para mulheres - Revista Anamaco

Empresas

Gerdau inicia programa de capacitação exclusivo para mulheres

Texto: Redação Revista Anamaco

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, teve um significado diferente na vida de 25 moradoras de Ouro Branco (MG) e região que vão participar da primeira turma do curso de qualificação profissional em manutenção eletromecânica voltado, exclusivamente, para mulheres. A capacitação, oferecida pelo programa Pertencer da Gerdau, em parceria com o Senai, tem como meta abrir caminho para a igualdade de gênero, criando oportunidade de trabalho para mulheres que desejam se qualificar e ingressar na indústria do aço.
O curso é voltado para as áreas de operação da Gerdau em Ouro Branco e terá duração de quatro meses, contemplando aulas presenciais e on-line, das 8h às 17h, a depender da situação da pandemia de Covid-19 no município.
No treinamento, uma equipe de instrutores do Senai vai capacitar tanto com conhecimentos técnicos, que incluem tópicos em fundamentos mecânicos e de eletricidade, cálculo aplicado, metrologia, montagem e manutenção, comunicação e redação técnica, quanto com noções de saúde e segurança no trabalho e organização de trabalho e cidadania. A capacitação contemplará ainda módulos específicos para reduzir desperdícios e custos, aumentando a produtividade com ferramentas de lean manufacturing e agile.
De acordo com a empresa, a previsão é de que, ao longo de 2021, outras três turmas sejam abertas, totalizando a criação de 100 postos novos de trabalho para as mulheres, que estarão aptas a colocar em prática todo o conhecimento teórico por meio do ingresso na função de operadora trainee. Além disso, o programa Pertencer vai lançar outras quatro turmas de formação técnica para Pessoas com Deficiência, também na usina de Ouro Branco. As datas das seleções para as novas turmas serão divulgadas em breve.
O processo de seleção da primeira turma de mulheres na Usina de Ouro Branco contemplou participantes, sem impeditivo de idade, que tiveram passagem pelo programa Jovem Aprendiz da Gerdau.
Graziella Maso, gerente da área de Pessoas na companhia, conta que o convite para essas mulheres simboliza mais que uma porta de entrada para a indústria do aço, como também ressignifica o ambiente de inclusão dentro da Gerdau. “O programa Pertencer da Gerdau propõe uma mudança de mentalidade dentro da empresa, apostando na diversidade para acelerar a curva da inclusão, em um setor predominantemente composto por homens”, afirma Graziella, acrescentando que essa temática vem sendo implantada há cerca de três anos, incluindo também os temas LGBTI+, raça, pessoas com deficiência e mulheres.  

Foto: Adobe Stock

Gerdau inicia programa de capacitação exclusivo para mulheres
Compartilhe esse post:

Comentários