Gestão mais eficaz - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2024

Gestão mais eficaz

Texto: Redação Revista Anamaco

A programação de palestras do dia 03/04 do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon - teve como destaques temas voltados à melhoria da gestão das lojas de material de construção e dicas sobre o que pode ser feito para que as práticas comerciais sejam conduzidas de maneira ética e transparente. 
A primeira palestrante, Regina Blessa, é escritora, palestrante e consultora com vasta experiência em varejo. Com o tema: "A loja perfeita - o que fazer para vender mais", ela frisou que uma loja precisa observar todos os detalhes que a fazem ser notada, indicada e procurada. "O varejo mora nos detalhes. O foco deve ser manter a loja viva na mente do consumidor", ensinou.
De acordo com a consultora, uma loja bem localizada e percebida não precisa ficar gastando dinheiro em promoções ou exposição de produtos do lado de fora. Além disso, todo revendedor precisa ter uma página da loja na Internet, mesmo que não faça vendas online. Isso porque a vitrine da internet - principalmente no celular - será o primeiro ponto de captura do consumidor. Regina deu algumas dicas para checar se pontos fundamentais estão bem adequados: A fachada da loja é visível? A vitrine ou entrada reflete seus produtos? A exposição dos itens e categorias estão claras? O ponto de venda oferece conforto, boa circulação e conveniência? O atendimento é rápido, sorridente e receptivo? Qu al o diferencial da sua loja? 
Para finalizar, ela frisou a importância do merchandising, afirmando que, quando bem feito, garante que as vendas fluam da melhor maneira possível. 

Como melhorar os resultados no varejo de matcon
O segundo tema do dia foi: "Como melhorar os resultados no varejo de matcon: o básico bem feito". Em sua palestra, Eugênio Foganholo, diretor da MIXXER, consultoria especializada em varejo e bens de consumo, disse que um dos pontos que precisam ser observados e bem ajustados é o respeito ao fluxo no ponto de venda, ressaltando que todo consumidor, ao entrar na loja, deve ser recebido da melhor maneira possível, pois é o primeiro passo para que a venda seja efetivada. Ele comentou, também, que nem sempre o consumidor quer o produto mais barato, tornando essencial o atendimento de excelência, para compreender qual a necessidade do cliente e oferecer a melhor experiência. "Toda a equipe deve estar conscientizada em relação a isso e devemos oferecer a solu ção completa e não apenas os produtos. É fundamental entregar valor, através de um aconselhamento preciso", ensinou Foganholo. 
Outra orientação importante foi em relação à erradicação do que ele chama de "pragas do negócio", como existência de estoque elevado de baixo giro, que representa um custo alto para o revendedor e a presença de maus colaboradores, que interefem diretamente nos resultados. Na opinião do consultor, é preciso, também, aprender com o consumidor, que pode fornecer dicas valiosas para melhoria do desempenho do ponto de venda. A equipe de vendas pode colaborar nesse processo, solicitando aos clientes que apontem o que esperam da loja. Isso serve de base para que as melhores indicações sejam implementadas. 
A importância do compliance
Logo em seguida, o público presente acompanhou a palestra: "A importância do Compliance para alavancar o varejo", conduzida por Luiz Fernando Macedo, sócio fundador da Puzzle Consultoria ESG. Ele explicou que o sucesso da jornada ESG de uma empresa começa com uma base sólida de Compliance, que é a espinha dorsal da integridade corporativa e estabelece a estrutura necessária para garantir que as práticas comerciais sejam conduzidas de maneira ética e transparente. 
Macedo afirmou que o mais importante de qualquer negócio são as pessoas, pois elas fazem as empresas e explicou que o compliance, que basicamente significa "cumprir as exigências legais", é a espinha dorsal das iniciativas ESG de uma organização. As medidas implicam em estar em conformidade estrita com leis, regulamentos e padrões éticos relevantes, visando operações éticas, transparentes e legais. É necessário, ainda, contar com um sistema de gestão robusto, para alinhar políticas e práticas da empresa com seus compromissos de sustentabilidade. 
Para que as metas sejam atingidas, as lideranças da empresa precisam estar engajadas. "A implementação de um programa de conformidade eficaz deve se iniciar na alta liderança para garantir o sucesso da sua adoção. A conformidade com as regulamentações ambientais, trabalhistas e de governança reduz a exposição a riscos legais, financeiros e reputacionais", alertou Macedo.
Jornada de compra estratégica
Na sequência, o tema em destaque foi: "Jornada de Compra Estratégica em Lojas de Matcon", ministrada por Douglas Madureira e Daniel Bueno, proprietários da Santo Traço Design para Varejo. De acordo com os especialistas em varejo, uma jornada de compras bem construída pode aumentar a performance e transformar o sucesso das lojas de material de construção. Realçaram, ainda, a importância de um layout bem planejado, que guie os clientes de forma intuitiva e eficaz. 
Eles disseram que a jornada deve ser planejada para o cliente e tudo o que se vende na loja precisa fazer sentido para ele. Madureira destacou que a jornada de compra é o método utilizado para planejar estrategicamente o layout da loja física, para que possa explorar ao máximo de sua performance de vendas e experiência ao cliente. 
Bueno acrescentou que alguns aspectos são essenciais, como o entendimento do negócio, com monitoramento contínuo sobre o desempenho de cada categoria de produtos que integra o ponto de venda. "A jornada do cliente é construída de acordo com as personas, as ações dos clientes, suas relações e interações com o negócio e seus produtos", explicou.

Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora

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