Giacomo Sofia assume, em janeiro, como novo CEO América Latina da Prysmian
Texto: Redação Revista Anamaco
A Prysmian anuncia Giacomo Sofia como novo CEO América Latina da companhia a partir de janeiro de 2025. Com mais de 25 anos de trabalho dedicados ao Grupo, o executivo tem a experiência de liderar as operações globais da empresa desde 2021 e de chefiar as operações na América do Norte entre 2018 e 2021.
Mestre em Engenharia Mecânica, a trajetória profissional de Giacomo está ligada à Prysmian desde a época que a companhia era parte do Grupo Pirelli. Trabalhou na área de investimentos industriais de 2001 a 2005, quando passou a supervisionar projetos ligados às fábricas e logística da empresa na Europa. “Será uma honra liderar umas das regiões mais fascinantes da nossa operação, sobretudo pelo papel que ela desempenha na transição energética e digital. Temos a total convicção que a América Latina pode, sim, ser um exemplo global neste ambiente de transformação, e nosso desafio é prover as soluções e inovações necessárias para que isso aconteça de maneira eficiente e sustentável”, pontua o executivo.
O novo CEO sucede, no comando regional, Raul Gil Boronat, que liderou a região desde o início deste ano após uma trajetória de sucesso como CEO Brasil, iniciada em 2020. Como parte das mudanças organizacionais da companhia no âmbito global, Boronat retorna à Europa para dirigir a divisão de negócios da Prysmian focada em Transmissão. “Despeço-me da liderança regional com a certeza de que a Prysmian está muito bem posicionada em um mercado desafiador por natureza e ainda mais complexo neste momento de transformação. A eletrificação e a digitalização dos processos, da mobilidade e da rotina das pessoas se expande de forma impressionante, abrindo novas oportunidades. Dou as boas-vindas ao Giacomo, desejando-lhe sucesso na nova atribuição. Tenho certeza que proporcionará uma liderança forte e apaixonada, mantendo a excelência da Prysmian em nossos mercados”, destaca Boronat.
A troca de comando na América Latina não é uma mudança isolada no contexto global da Prysmian. A partir de 1º de janeiro de 2025, a companhia adotará uma nova estrutura organizacional para impulsionar o crescimento da empresa e perseguir os objetivos da estratégia “Connect to lead”. Todas as nomeações foram feitas de dentro do pool de talentos interno da Prysmian.
A estrutura atual será simplificada, passando de nove regiões para cinco, de forma a aumentar a eficácia comercial e industrial da companhia. A região Europa foi unificada, combinando os perímetros de Europa Centro-Oriental, Norte, Sul e Reino Unido, assim como a região Ásia-Pacífico (APAC) agora reúne China, Oceania e Sudeste Asiático (OSEA).
A nova estrutura organizacional da Prysmian se reportará ao CEO Massimo Battaini. “A nova organização nos ajudará a simplificar a forma como trabalhamos para garantir que estamos ainda mais próximos dos clientes, refletindo melhor nossa presença geográfica para dar suporte à entrega de nossa estratégia. Estamos focados em impulsionar o crescimento e, ao mesmo tempo, inovar, continuamente, para manter e aprimorar nossa posição de liderança global”, diz Battaini.
Além destas mudanças, também foi anunciada uma nova Auditoria Interna, liderada por Paola Pulidori, que se reportará ao Conselho de Administração.
Foto: Divulgação