Governo lança Programa Vila Dignidade
O governo do Estado lança amanhã, 29 de abril, o Programa Vila Dignidade, que prevê a construção de pequenos conjuntos residenciais especialmente projetados para idosos de baixa renda, sem vínculos familiares e aptos para tarefas diárias.
A cerimônia acontece na sede do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP). O Programa é uma ação conjunta da Secretaria Estadual da Habitação com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, com o FUSSESP e as prefeituras dos municípios paulistas.
Os imóveis do Vila Dignidade serão projetados segundo parâmetros de acessibilidade desenvolvidos pelo Desenho Universal. Os conjuntos serão horizontais e terão até 24 unidades de 39 m² de área útil cada, divididos em uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser utilizada como jardim ou horta. Os primeiros municípios a serem contemplados pelo Programa serão Avaré, São José do Rio Preto, Cubatão, Santos, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Itapeva.