Grupo Adeo anuncia fechamento da Zôdio no Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco.
Informações confirmadas pela redação junto à empresa
Philippe Zimmermann, CEO do Grupo Adeo, comunicou em nota assinada no dia 22 de outubro, que a Zôdio Brasil, loja inaugurada em 2017 anexa à maior loja da Leroy Merlin no País, localizada em São Paulo, com conceito voltado para decoração, oferecendo acessórios, utensílios de cozinha, itens decorativos e para produção de festas infantis, encerra suas atividades.
Os ´problemas já vinham sendo preconizados pelo mercado, que notou mudanças de posicionamento da empresa. Isso porque, após 18 meses de atividades, a unidade da Marginal Tietê não atingiu o seu público almejado e não conseguiu os resultados dentro dos objetivos. Zimmermann esclarece que "com muita lucidez, Gauthier Lenglart, fundador da Zôdio Brasil que também participou da criação da Zôdio França, concluiu que a proposta de valor da Zôdio Brasil era muito cara e não estava adaptada o bastante para o consumo local".
Sendo assim, a equipe da Zôdio Brasil decidiu efetuar uma grande mudança, introduzindo "bens de consumo de primeiros preços" através de importações da China, com o intuito de "parar as perdas econômicas e rentabilizar a loja".
O CEO do Grupo Adeo afirma em nota, entretanto, que o novo conceito instalado apesar de garantir um volume maior que o anterior, está se afastando do negócio principal da melhoria da casa, numa lógica do Faça Você Mesmo. Diz ele: "após consulta e reflexão aprofundada sobre essa proposta comercial, escuta com líderes da Zôdio Brasil, partilha com o Conselho Adeo e em total acordo com Félix Fernandez, presidente da Zôdio Brasil, concluímos que não seria nem coerente, nem honesto, continuar a aventura com o objetivo a curto prazo de rentabilizar a loja da Marginal Tietê".
"Portanto, sem uma perspectiva real de desenvolvimento rápido do negócio com uma rede física e tampouco investimento em uma nova marca digital pura, tomei a decisão de encerrar a Zôdio Brasil", sentencia o CEO em nota.
Ele explica que os produtos que vinham sendo comercializados pela Zôdio poderão ser oferecidos aos clientes pelo marketplace da Leroy Merlin Brasil. "Sei que posso contar com Alain (Ryckeboer, presidente da Leroy Merlin Brasil) e suas equipes", diz a nota.
O encerramento das atividades será realizado em 31 de dezembro de 2019. Zimmermann garante que, de acordo com os valores do Grupo, todas as equipes locais serão "recebidas prioritariamente pela Leroy Merlin Brasil".
"Espero, também, que as equipes expatriadas possam encontrar um novo e empolgante desafio na Zôdio França ou em outra empresa do Grupo Adeo", finaliza Philippe Zimmermann.