Grupo entrega instalações do Centro de Combate ao Covid-19
Texto: Redação Revista Anamaco
O novo Centro de Tratamento de Combate ao novo coronavírus (Covid-19), construído de forma anexa ao Hospital Independência, em Porto Alegre (RS), pelas empresas Gerdau, Ipiranga, Hospital Moinhos de Vento e Grupo Zaffari, em parceria com a Prefeitura da capital gaúcha, foi entregue nesta quinta-feira (28 de maio), em tempo recorde na história da construção hospitalar no Brasil: 30 dias.
Com investimento total de R$ 10,4 milhões, a unidade de 60 leitos tem a gestão feita pela Rede de Saúde Divina Providência, por meio do Hospital Independência. No local, que deve começar a operar em meados de junho, o público será atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do aporte financeiro, algumas empresas participaram também em sua área de atuação, de forma colaborativa, o que deu ao projeto ainda mais eficiência. A Gerdau, por exemplo, coordenou tecnicamente o empreendimento, forneceu o aço e contribuiu com o seu conhecimento em metodologias ágeis e montagem de estruturas metálicas. O Hospital Moinhos de Vento, por sua vez, além de disponibilizar seu conhecimento para a execução do Projeto, está fornecendo os materiais, medicamentos e utilidades necessários para o custeio da operação.
Os leitos foram estruturados a partir da técnica de construção modular, criada pela construtech Brasil ao Cubo, que permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade quatro vezes maior que uma construção comum. Essa técnica consiste no encaixe de módulos individuais, produzidos em fábrica e, então, montados no local, como peças de um jogo. A construção modular é uma técnica considerada revolucionária, pois aumenta a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações.
Após a pandemia, a unidade de saúde será entregue para administração da Prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública de saúde do município, tornando-se um legado para a capital e sua população. "O Momento pede colaboração e união. Por isso, nos unimos a outras empresas e instituições na busca de soluções que fiquem de legado para a sociedade. A entrega desse centro de tratamento em Porto Alegre, cidade que deu origem à Gerdau, em tempo recorde na história do País, comprova que juntos podemos moldar um futuro melhor", disse Gustavo Werneck, presidente da Gerdau.
Foto: Divulgação