Grupo Eternit reverte prejuízo e aumenta receita no primeiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Eternit S.A. acaba de divulgar o relatório financeiro sobre o exercício do primeiro trimestre de 2021, que confirma a forte recuperação da empresa, em Recuperação Judicial desde março de 2018. De acordo com os dados apresentados, foram registrados aumento de receita líquida pelo quarto trimestre consecutivo, reversão de prejuízo sobre o mesmo período de 2020, além de dados positivos para geração de caixa e cronograma de investimentos, projetados para garantir a sustentabilidade da expansão da companhia.
Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit, conta que, de janeiro a março, a receita líquida disparou 138% frente ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 270,3 milhões, contra R$ 113,6 milhões acumulados nos mesmos meses de 2020. Na comparação com os últimos três meses do ano passado, o aumento foi de 18%, resultando em um lucro líquido ajustado de R$ 58,26 milhões, excluídos os eventos não recorrentes líquidos de IR/CSLL. O desempenho confirma a reversão de prejuízo de pouco mais de R$ 11 milhões observado no primeiro trimestre do ano passado.
Como consequência, a companhia atinge, no começo de 2021, uma alta consistente em sua capacidade de geração de caixa com a própria operação, com o indicador Ebitda ajustado (lucros obtidos antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) totalizando R$ 85 milhões, o que representa uma variação positiva de 26% frente ao trimestre anterior.
Segundo o que foi divulgado, as dívidas da empresa também fecham o período encerrado em março de 2021 em posição confortável. O endividamento bruto consolidado totalizou R$ 68,2 milhões para uma disponibilidade de caixa de R$ 216,3 milhões. Assim, o caixa líquido é de R$ 148,1 milhões no primeiro trimestre, frente a uma posição de R$ 14,8 milhões no encerramento de 2020.
Consideradas o carro-chefe da Eternit, as telhas de fibrocimento tiveram o melhor primeiro trimestre em volume de vendas desde 2016, crescendo 53% em comparação ao primeiro trimestre de 2020 e 9,8% frente ao quarto trimestre do mesmo ano. “O bom desempenho comercial do segmento de fibrocimento vem sendo sustentado pela implementação da estratégia baseada no aumento da cobertura geográfica e na pulverização das vendas. Em um ano, expandimos em 65% o número de municípios atendidos de forma direta e mais que dobramos a base de clientes”, comenta Barbosa.
Outro destaque fica para o volume de vendas de placas e painéis cimentícios, que apresentaram alta de 27% em um ano, e de 21% frente ao quarto trimestre de 2020, registrando o terceiro trimestre consecutivo de aumento nas vendas. “O crescimento nas placas e painéis cimentícios é muito importante para nós, pois trata-se de outra frente de crescimento definida em nosso planejamento estratégico”, afirma Barbosa.
O executivo explica que, além do crescimento puxado pela continuidade das obras residenciais e comerciais, pelos lançamentos imobiliários e pela expectativa da retomada das obras de infraestrutura pelo Governo Federal, a Eternit cresce à base de investimentos em seus processos de produção do fibrocimento. “Estamos ampliando em 25% a capacidade instalada da fábrica de Goiânia e 15% da fábrica do Rio de Janeiro, representando um adicional de capacidade de sete mil toneladas por mês”, informa Barbosa. A ampliação do projeto no Rio de Janeiro tem conclusão prevista para o final deste ano e o projeto em Goiânia tem previsão de partida no início de 2022.
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