Grupo Menegotti investe em ações sustentáveis visando otimizar recursos naturais
Texto: Redação Revista Anamaco
Um negócio sustentável é um sistema de gestão, que alia a lucratividade com o bem-estar dos colaboradores e consumidores, utilizando de forma consciente os recursos naturais. Consciente disso, o Grupo Menegotti, que está completando 80 anos, coloca a sustentabilidade como um dos pilares de sua operação e acaba de ser certificada como Empresa Renovável, pela Ludfor Energia, empresa de gestão de energia do Sul do Brasil. A companhia foi reconhecida por utilizar energia elétrica de fontes renováveis desde 2013.
De acordo com a empresa, o compromisso é tornar as marcas e processos cada dia mais sustentáveis. Dessa forma, a companhia deu início a uma série de iniciativas. Uma delas diz respeito aos resíduos provenientes da unidade de fundição.
Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo, explica que esse processo industrial consome grande quantidade de matéria-prima, gerando um volume equivalente de resíduos, como é o caso da ADF (Areia Descartada de Fundição). Segundo ela, milhões de toneladas de ADF são depositadas em aterros industriais, anualmente, no Brasil.
Para resolver essa questão, o Grupo Menegotti implantou um projeto de reuso desse material, otimizando os recursos naturais. Com isso, a areia descartada da fundição será reutilizada no setor de construção civil, atitude amparada em lei estadual sancionada em 2018. “Com a reutilização do resíduo, o segmento de construção civil deixará de extrair da natureza cerca de cinco mil toneladas de areia por ano”, comenta Pauline.
A CEO antecipa que os próximos projetos sustentáveis do Grupo envolvem o consumo de água e energia e devem ser colocados em prática até 2022. Desse modo, a ideia é estabelecer uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade. “Estamos estruturando um plano de dez anos. Nosso desejo é incentivar o cuidado com a questão ambiental, sendo considerado um propósito para colaboradores e empresa”, enfatiza.
Foto: Divulgação