Grupo Prysmian desenvolve programa de circularidade de bobinas no Brasil - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Grupo Prysmian desenvolve programa de circularidade de bobinas no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

Para estabelecer um ciclo de vida sustentável para as bobinas de cabos, o Grupo Prysmian integra clientes e fornecedores de bobinas em um processo que garante a destinação correta, aumenta o volume de negócios e o reuso de material, além de evitar o corte adicional de árvores e reduzir emissões de carbono.
Para garantir o retorno das bobinas à fábrica, a Prysmian partiu da premissa de que um processo complexo como esse não poderia começar somente após a utilização dos cabos pelo cliente no canteiro de obras. Era preciso agir antes disso. “A circularidade só é viável se o processo estiver bem amarrado desde a venda. O cliente recebe e utiliza os cabos na obra com a segurança de que todas aquelas bobinas serão coletadas”, afirma Lineu Losada Pataro, gerente de Logística do Grupo Prysmian.
Nesse processo, a companhia deverá capacitar os clientes para separar bobinas já utilizadas - da Prysmian e também de outros fornecedores - conforme padrão de qualidade. Caso não estejam em condições de serem reaproveitadas, serão encaminhadas para descarte correto. “Se estiverem dentro do padrão de qualidade, o cliente nos informa a quantidade e as dimensões desses carreteis. Com isso, a coleta é realizada, garantindo a circularidade e, portanto, o reuso deste importante material para o processo”, explica Pataro.
Segundo ele, o diferencial é a integração: todas as etapas podem ser rastreadas pelas partes envolvidas. O rastreamento pode ser feito, remotamente, por meio de um assistente virtual chamado Alesea, desenvolvido pelo laboratório de inovação digital e hangar corporativo do Grupo.
Além de resolver o que hoje pode ser um problema, os clientes podem se beneficiar de créditos para ações sustentáveis (rebates). “A circularidade de bobinas agrega valor e fortalece nossas relações. Acreditamos que ela nos dá uma grande vantagem competitiva no mercado, complementando o nosso portfólio com a oferta de soluções que vão além do produto”, reforça o executivo.
Para testar o funcionamento e mensurar o impacto da circularidade na prática, o piloto do programa foi desenvolvido pela Prysmian em parceria com o cliente Siemens Mobility Brasil e a fornecedora de bobinas Madem. “A projeção que fizemos a partir dos números obtidos na fase piloto nos deixou muito satisfeitos. De forma conservadora, em um ano, seria possível recuperar 4.887 bobinas e 1.122 árvores pinus. Nosso objetivo, agora, é ganhar escala com a entrada de novos clientes e fornecedores”, completa o gerente.

Foto: Divulgação

Grupo Prysmian desenvolve programa de circularidade de bobinas no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários