Grupo Prysmian fornece mais de 11 mil km de cabos para Complexo Solar de Janaúba
Texto: Redação Revista Anamaco
O Grupo Prysmian forneceu mais de 11 mil km de cabos para a construção do Complexo Solar de Janaúba no norte de Minas Gerais. O fornecimento envolveu tanto cabos de energia quanto de telecomunicações. Foram utilizados cabos de média e baixa tensão para conexão dos painéis, além de cabos ópticos para transmissão de dados e monitoramento.
Inaugurado no início de julho, após R$ 4 bilhões em investimentos, o complexo formado por 20 parques solares já nasce como o maior em operação no Brasil e um dos maiores da América Latina.
Sabrina Escabora, líder da unidade de negócios industriais do Grupo Prysmian, explica que os 2,2 milhões de módulos solares ocupam uma área superior a três mil hectares, o que é equivalente a 4,3 mil campos de futebol.
A responsável pelo empreendimento é a Elera Renováveis. De acordo com a empresa, a usina tem capacidade instalada de 1,2 GWp, energia suficiente para abastecer 1,8 milhão de residências, e foram gerados cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, durante a fase de construção, sendo que 70% eram da própria região. Estima-se, também, que a operação de Janaúba reduzirá a emissão de 4,3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Além de Janaúba, recentemente, a empresa também forneceu cabos para os principais projetos de energia renovável no Brasil, como as usinas solares São Gonçalo (Enel Green Power), Futura (Focus Energia), Sol do Cerrado (Vale) e as eólicas Lagoa dos Ventos (Enel Green Power), Oitis (Neoenergia) e Ventos de São Vitor (Essentia Energia). “Além de desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis e buscar a descarbonização da nossa cadeia de valor, o Grupo está totalmente comprometido em ser um facilitador da transição energética. Ser capaz de atender, localmente, a projetos gigantescos como esse de Janaúba, sem recorrer a importações ou homologações no exterior, é uma pequena amostra desse comprometimento”, afirma Sabrina.
Foto Divulgação/Elera Renováveis