Grupo Roca compra fábrica da Companhia Sulamericana de Cerâmica
Texto: Redação Revista Anamaco
Visando reforçar sua presença no Brasil, o Grupo Roca adquiriu uma fábrica de louças sanitárias localizada na cidade de Caucaia (CE). Com a operação, que envolveu um investimento de R$ 102 milhões, o Grupo reafirma a sua aposta no País, onde já dispõe de outras onze fábricas e 4.170 colaboradores.
A unidade adquirida é a Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC) que, até então, pertencia ao Grupo Eternit. O Grupo Roca foi o vencedor do leilão para a compra da fábrica após apresentar a maior oferta e receber aprovação das autoridades judiciárias e do Conselho Administrativo de Economia da Defesa (CADE).
O ativo compreende uma planta industrial (edifícios e máquinas) de 37 mil m², bem como o terreno onde está situado, com uma área de 122 mil m².
Com presença comercial em 170 países, a organização afirma que o Brasil é um dos seus mercados mais relevantes, sendo líder na produção e comercialização de louças sanitárias.
Albert Magrans, CEO do Grupo Roca, destaca que a operação aumenta o compromisso da empresa com o Brasil e o continente americano. “Esta aquisição fortalece nosso crescimento no Brasil, um dos nossos mercados mais importantes e com alta demanda por produtos para a sala de banho, ao mesmo tempo em que reforça nossa liderança mundial no segmento de louça sanitária”, observa.
Dentro da estratégia de contribuir para o crescimento econômico dos países em que atua, o Grupo deverá criar 270 empregos nesse centro. As contratações começarão em fevereiro e priorizarão profissionais que já trabalharam nas instalações. A previsão da empresa é de que a planta, paralisada desde abril de 2020, entre em operação, gradativamente, a partir de maio de 2021, com previsão de estar em plena capacidade em fevereiro do próximo ano.
A fábrica, com capacidade de produção de 1,4 milhão de peças por ano, será dedicada à fabricação de louças sanitárias das marcas do Grupo, assim como à exportação da marca Roca para a América Central e do Norte.
As instalações, construídas em 2016, são consideradas uma das mais modernas do segmento e nelas o Grupo implantará seu programa de sustentabilidade EcoRoca, baseado na redução de emissões, economia de energia e reavaliação de resíduos.
A unidade industrial está localizada em uma região estratégica para o Grupo, próxima ao Porto de Pecém e em uma das áreas de maior crescimento econômico nacional. Isso ajudará a empresa a reforçar sua posição no Norte e Nordeste do País por meio de uma maior oferta produtiva e, consequentemente, na melhoria do nível de serviço ao mercado.
Foto: Divulgação