Grupo Roca faz parceria com a Schneider Electric para acelerar sua descarbonização
Texto: Redação Revista Anamaco
O Grupo Roca fechou uma parceria com a Schneider Electric para definir uma nova trajetória para a descarbonização, estabelecendo uma estratégia única e global no Grupo todo. A companhia atua comercialmente em 170 países, possui 85 fábricas e conta com uma equipe integrada de 24 mil profissionais. Por essa razão, decidiu estabelecer uma política comum na área de sustentabilidade com a ajuda dos novos serviços de consultoria de mudanças climáticas da Schneider.
De acordo com a empresa, a colaboração entre os dois parceiros se consiste em três fases. Na primeira, o Grupo Roca definirá juntamente com a Schneider Electric sua visão em relação ao processo de descarbonização, sendo que para isso analisará o ambiente e definirá novas metas mais ambiciosas. Durante a segunda fase, a Schneider estudará as fábricas da Roca para estabelecer compromissos de redução do consumo de energia e as emissões, de implantação de geração de energia sustentável nas fábricas e da compensação para as emissões que não sejam possíveis eliminar.
Finalmente, durante a fase de implantação, as duas companhias avançarão na digitalização dos processos da empresa e realizarão a sensorização dos diferentes centros de produção para monitorar e otimizar os consumos energéticos com o objetivo de reduzir custos e emissões. Além disso, a Schneider ajudará a Roca a definir as suas necessidades em descarbonização para que, com seus próprios recursos, possa implementar projetos de redução de emissões e de implementação de energia sustentável.
O Grupo Roca garante que está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e trabalha para reduzir a pegada de carbono de sua atividade industrial, impulsionando a redução do consumo de água e inovando, continuamente, nos processos de produção realizados em suas fábricas. “Trabalhamos intensamente para otimizar nossos processos de produção, incorporando tecnologias de última geração com o objetivo de reduzir a nossa pegada ambiental, bem como para fornecer à sociedade produtos para o espaço do banheiro que combinem bem-estar e respeito ao meio ambiente. Longe de nos acomodar, queremos continuar avançando nesta estratégia de oferecer a todas as nossas divisões e fábricas uma estrutura comum que nos permita continuar impulsionando a nossa descarbonização”, destaca Albert Magrans, CEO do Grupo Roca.
Josu Ugarte, presidente da Schneider Electric Ibéria, observa que a Schneider não está apenas comprometida em descarbonizar a cadeia de valor e quer se tornar o parceiro digital em sustentabilidade e eficiência de empresas que lideram a mudança. “O Grupo Roca é uma delas. As empresas que incorporam a sustentabilidade em sua estratégia avançam nas exigências legais, atraem mais talentos, têm um melhor acesso ao capital e fortalecem a sua marca e negócios, tornando-os mais atrativos para os múltiplos interessados”, explica.
Foto: Adobe Stock