Grupo Sonepar reforça iniciativas ESG no Mês Mundial do Meio Ambiente
Texto: Redação Revista Anamaco
No mês em que é celebrado, mundialmente, o Dia do Meio Ambiente o Grupo Sonepar reforça suas iniciativas ESG. A empresa integra o desenvolvimento sustentável em seu plano estratégico, baseado em três pilares: ser a referência no segmento, reduzindo radicalmente seu impacto ambiental e sua pegada de carbono em sinergia com o Acordo de Paris; criar uma geração de promotores da sustentabilidade por meio da educação, da colaboração e de parcerias; e desenvolver um portfólio de produtos, soluções e serviços cada vez mais verdes, em prol da transição energética, que tornará o mercado mais sustentável como um todo.
Com 45 mil colaboradores em todo mundo, o Grupo está presente em 40 países e, no Brasil, atua em 10 Estados, por meio das empresas Dimensional, Eletronor e Nortel, e tem promovido diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e se prepara para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade, por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética. “Em nosso compromisso com a sustentabilidade queremos, também, apoiar nossos clientes a atuar de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo sua pegada de carbono. Nesse sentido, investimos na capacitação da força de vendas de nossas empresas, para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e para que possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar nossos próprios fornecedores a se engajar nesse movimento”, afirma Yannick Laporte, CEO da Sonepar no Brasil.
Empenhado em reduzir as emissões, o Grupo lançou, em junho do ano passado, seus “10 Compromissos Sustentáveis”: acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia; usar transportes e pedir logística de baixa emissão de carbono; ser circular; consumir de forma responsável; não utilizar plástico de uso único; reduzir a poluição digital; e liderar pelo exemplo. Em agosto, a Sonepar divulgou o “Portfólio Verde”, que conta com orientações e práticas sustentáveis para o mercado de material elétrico.
Foto: Divulgação