Henkel anuncia bom desempenho dos negócios no terceiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Henkel apresentou um bom desempenho no terceiro trimestre. Em um ambiente de mercado desafiador, com turbulências no câmbio e preços mais altos de material, a empresa aumentou, ainda mais, as vendas, os ganhos e a lucratividade. “As três unidades de negócios da companhia contribuíram para o desempenho positivo", diz Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
Segundo ele, o bom desempenho geral do crescimento orgânico das vendas foi impulsionado principalmente pela unidade de negócios de Adhesive Technologies. Além disso, os negócios de bens de consumo, também registraram aumento nas vendas organicamente.
Van Bylen observa que nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2018, o Grupo enfrentou um ambiente econômico global difícil. Ele explica que os efeitos cambiais negativos reduziram as vendas da companhia em mais de 900 milhões de euros no período. No entanto, a empresa continuou a gerar crescimento lucrativo. “Estamos comprometidos em impulsionar ainda mais a implementação de nossas prioridades estratégicas", afirma o CEO.
A Henkel confirmou suas perspectivas para o ano fiscal de 2018. A companhia continua projetando um crescimento orgânico de vendas de 2% a 4% para o Grupo. Nesse contexto, a empresa espera crescimento orgânico de vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies de 4% a 5%.
Para o retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel continua antecipando um aumento ano a ano para cerca de 18%. Espera-se que todas as três unidades de negócios colaborem para esse desempenho positivo. A empresa ainda almeja um aumento entre 3% e 6% no lucro ajustado por ação preferencial.
Com 5.037 milhões de euros, as vendas no terceiro trimestre cresceram nominalmente 1,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e das aquisições/desinvestimentos, mostraram um aumento sólido de 2,7%. A contribuição de aquisições e desinvestimentos foi de 1,6%. Os efeitos cambiais tiveram impacto negativo de 3,2% nas vendas. A unidade de negócios Adhesive Technologies reportou forte crescimento orgânico nas vendas de 3,8%.
Os mercados emergentes novamente contribuíram acima da média para o crescimento orgânico do Grupo, com aumento significativo nas vendas de 6,8%. Com desempenho orgânico nas vendas recuando 0,1%, os mercados maduros ficaram quase no mesmo nível do ano anterior.
A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico nas vendas de 3,8% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas alcançaram o mesmo nível do ano anterior, atingindo 2.373 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 2,7% e atingiu 466 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas mostrou um aumento de 0,5 ponto percentual, alcançando 19,6%.
Nos primeiros nove meses de 2018, essa unidade de negócio gerou forte crescimento orgânico nas vendas de 4,6%. O retorno ajustado sobre as vendas apresentou desempenho positivo e alcançou 18,9%.
Foto: Divulgação