Henkel anuncia construção de novo centro de inovação e tecnologia no Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco
A Henkel anuncia a construção de seu primeiro centro integrado de inovação e tecnologia na América Latina. Localizado em Jundiaí (SP), o novo edifício visa criar um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de inovações e soluções para a unidade de negócios de tecnologias adesivas (Adhesive Technologies), além de ser um centro de treinamento, capacitação e interação com clientes e parceiros na região.
O Henkel Latam Inspiration Center deverá abrigar uma variedade de laboratórios para síntese, formulação e aplicação de adesivos em diversos setores. Além disso, contará com instalações administrativas e um bosque nativo.
A construção começa neste primeiro trimestre e a meta é de que seja concluída até o final de 2025. “A iniciativa reforça o nosso compromisso com a inovação e o crescimento dos negócios na América Latina, oferecendo acesso direto aos especialistas em Adhesive Technologies em um único local, com instalações de última geração para o desenvolvimento de aplicações e soluções personalizadas. Trabalhamos em conjunto com os clientes, colaboramos com os fornecedores e unimos forças com os principais parceiros do meio acadêmico e de outros setores para impulsionar o progresso das novas tecnologias na região”, afirma Mark Dorn, vice-Presidente Executivo de Tecnologias Adesivas na Henkel.
Segundo ele, o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o futuro é uma das principais prioridades do negócio de Adhesive Technologies. Com um conceito de campus, o Henkel Latam Inspiration Center foi concebido para desenvolver e impulsionar ideias em conjunto, inspirar colaboradores e novos talentos e servir como ponto de encontro e cooperação com parceiros externos - grandes empresas, startups, institutos de educação e investigação, e demais stakeholders do ecossistema Henkel. “À medida que intensificamos nossa abordagem centrada no cliente, aprimoramos nosso foco em atender às suas necessidades, melhorar sua experiência e oferecer maior conveniência e flexibilidade. Esse compromisso nos permite agilizar a entrega de novos produtos e serviços. O futuro Henkel Latam Inspiration Center será um hub fundamental para a troca de conhecimentos, promovendo a colaboração em tecnologias sustentáveis e de ponta na região. Estamos ansiosos para convidar clientes, parceiros industriais e acadêmicos para se juntarem aos nossos especialistas no desenvolvimento de soluções inovadoras”, explica Michael Todd, vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios de Tecnologias Adesivas na Henkel.
José Antônio de Castro Filho, presidente Henkel Brasil, observa que o País tem setores industriais robustos, nos quais os adesivos industriais e de consumo desempenham um papel importante, conferindo ao Brasil um papel central em desenvolvimento de oportunidades para escalabilidade dos negócios, além de ser um hub estratégico de exportações. “A Henkel é líder na capacitação de clientes para aplicação de adesivos. As novas instalações impulsionarão a criação de uma plataforma abrangente, fortalecendo as relações com cientes e se estabelecendo como um centro de referência em treinamento e suporte técnico. Além disso, o projeto foi concebido com base em princípios de sustentabilidade, reforçando as iniciativas regionais da empresa nesse tema, um dos pilares globais da Henkel”, reforça.
Esse é o primeiro projeto de um centro tecnológico da Henkel na América Latina que incorporará madeira engenheirada em um de seus edifícios, composta por camadas de madeira certificada de manejo responsável. Com o emprego da madeira engenheirada, a expectativa é capturar cerca de 500 toneladas de CO2, reduzindo a dependência de cimento e concreto na construção. Também está planejada a implementação de mais de 400 painéis solares, a adoção de energia totalmente limpa no complexo e práticas de reutilização de água.
Seguindo as diretrizes globais de sustentabilidade da Henkel, o Henkel Latam Inspiration Center foi projetado para obter as certificações LEED Gold e WELL Silver, que buscam melhorar a qualidade de vida dos ocupantes, promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios.
Foto: Divulgação