Balanço positivo

Henkel anuncia crescimento orgânico nas vendas no segundo trimestre

Texto: Redação Revista Anamaco

Impulsionada pelo forte crescimento orgânico, a Henkel apresentou um bom desenvolvimento no segundo trimestre, apesar dos efeitos negativos da variação cambial e dos preços mais altos do material. No período, o Grupo aumentou as vendas para um novo recorde, melhorou a margem EBIT ajustada e alcançou o maior lucro trimestral ajustado até agora. “Nossa unidade de negócios de Adhesive Technologies teve um forte crescimento orgânico, Laundry & Home Care reportou um bom crescimento e o desempenho de Beauty Care também foi positivo”, explica Hans Van Bylen, CEO da Henkel. 
Segundo ele, o crescimento orgânico foi sentido em todas as regiões, com importante desempenho nos mercados emergentes, e também, nos maduros. “Nossos negócios de consumo na América do Norte voltaram a crescer com os níveis de serviço de volta ao normal”, acrescenta.
Como no primeiro trimestre, a empresa sentiu os significativos obstáculos cambiais e aumento dos preços de material. As moedas estrangeiras impactaram negativamente nas vendas em 6,1%, equivalente a cerca de 310 milhões de euros. “O lucro operacional e lucro por ação preferencial também foram afetados pelo câmbio.  Excluindo o impacto dos efeitos cambiais, apresentamos aumento de EPS de 7,7%”, observa Van Bylen.
Com o resultado, a Henkel atualizou suas perspectivas para o ano fiscal de 2018. A empresa confirma suas expectativas para o aumento de 2% para 4% em vendas orgânicas para o Grupo e espera um crescimento orgânico de vendas na unidade de negócios de Adhesive Technologies de 4% a 5%, no lugar dos 2% a 4%. Na unidade de negócios de Laundry & Home Care, a companhia continua a esperar um crescimento entre 2% e 4%. Já na unidade de negócios de Beauty Care, a empresa confirma suas expectativas do crescimento de vendas orgânicas de até 2%.
Para um retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel agora prevê um aumento ano a ano para cerca de 18%, no lugar dos 17,5% projetados anteriormente. Espera-se que todas as três unidades de negócios contribuam para este desempenho positivo. Refletindo o impacto do câmbio e preços de materiais, a organização espera agora um aumento entre 3% e 6% no lucro ajustado por ação preferencial, no lugar dos 5% e 8% anteriores. “A perspectiva destaca nosso foco contínuo no crescimento rentável sustentável e estamos comprometidos em impulsionar ainda mais a implementação de nossas prioridades estratégicas”, afirma o executivo.
Com 5.143 milhões de euros, as vendas no segundo trimestre cresceram nominalmente em 0,9%  em comparação ao mesmo período do ano anterior. Organicamente, excluindo o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, as vendas demonstraram  um aumento sólido de 3,5%. A contribuição proveniente de aquisições e desinvestimentos foi de 3,5%. Isso resulta em um crescimento de 7%. Os efeitos cambiais tiveram impacto negativo de -6,1% nas vendas.
Nesse cenário, a unidade de negócios de Adhesive Technologies apresentou sólido crescimento orgânico nas vendas de 5,2%; a unidade de Beauty Care, registrou vendas orgânicas 0,4% acima do nível do mesmo período de 2017; enquanto a unidade Laundry & Home Care reportou  aumento orgânico de 2,9% nas vendas.
Os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico da Henkel, com aumento de 5,4% nas vendas orgânicas. Já os mercados maduros alcançaram incremento de vendas de 2,2%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 1,8%, passando dos 909 milhões de euros no trimestre do ano passado para um novo recorde de 926 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) cresceu 0,2 pontos percentuais para 18%.

 

Foto: Dilvugação

 

 

Henkel anuncia crescimento orgânico nas vendas no segundo trimestre
Compartilhe esse post:

Comentários