Henkel bate recorde e supera os 20 bilhões de euros em vendas em 2017
O ano de 2017 foi bem-sucedido para a Henkel. Apesar das condições de mercado desafiadoras e voláteis, a empresa conquistou novos recordes em vendas e lucros e alcançou as metas financeiras para o período. “Esse forte desempenho foi devido à nossa equipe global comprometida e apaixonada. Pela primeira vez, superamos os 20 bilhões de euros em vendas anuais. Além disso, alcançamos novos recordes em margens e ganhos por ação, alinhado com nosso compromisso de gerar um crescimento rentável e sustentável”, disse Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
Para chegar ao resultado, o executivo conta que a companhia focou na implementação de prioridades estratégicas e teve um progresso substancial em muitas iniciativas e projetos-chave. “Durante o ano, também realizamos algumas aquisições atraentes que complementaram e fortaleceram nosso portfólio”, destaca.
Nesse cenário, os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o resultado da companhia, com um forte crescimento orgânico de vendas de 5,3%. Já os mercados maduros registraram incremento de 1,5% nas vendas.
Com base no forte desempenho do ano passado e o progresso substancial obtido na implementação das prioridades estratégicas, a Henkel reafirma suas metas financeiras para 2020 - crescimento orgânico das vendas de 2% a 4%, elevação contínua na margem EBIT ajustada (lucro operacional ajustado) e crescimento de EPS de 7% a 9%.
Para 2018, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas de 2% a 4% com cada unidade de negócios com desempenho no mesmo patamar. Para o EBIT, a organização antecipa um crescimento de mais 17.5% com contribuição das três unidades de negócios. Refletindo a incerteza quanto à taxa de câmbio, especialmente na tendência do dólar americano, a Henkel espera um crescimento dos ganhos por ação preferencial entre 5% e 8%. “Avançando, continuaremos focando no crescimento rentável e sustentável com retornos atraentes. Estamos comprometidos em alcançar nossas metas financeiras até 2020”, disse Van Bylen.