Henkel investe em treinamentos e ferramentas digitais para suas equipes
Texto: Redação Revista Anamaco
Em momento de adaptação ao período de isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus, a Henkel está investindo em treinamentos e ferramentas digitais para sua equipe de vendas e seu time técnico. Dessa forma, segundo a empresa, seus colaboradores seguem com um trabalho à distância com clientes e distribuidores de forma eficaz e mantendo os padrões de qualidade.
Entre março e maio, foram realizadas 39 sessões de treinamentos internos, com duração média de uma hora cada. Os encontros reforçaram o conhecimento do portfólio de adesivos, mostrando as respectivas aplicações e soluções de eventuais problemas, e caminhos para oferecer um melhor suporte aos clientes, além de gerar oportunidade de sinergia entre todas as áreas de negócio de tecnologias de adesivos da Henkel na região América Latina.
Nessas ocasiões, os participantes ainda contaram com um quiz de perguntas. Segundo a Henkel, com essa atividade, foi possível verificar o quanto absorveram as informações apresentadas. No total, os treinamentos reuniram aproximadamente 1.140 colaboradores do Brasil e de outros países da América Latina. "Periodicamente, a Henkel promove treinamentos a seus colaboradores para que possam ampliar seus conhecimentos e reforçar os conceitos das suas áreas de negócios”, observa Jeferson Segantini, Head de Negócios de Embalagens Flexíveis da Henkel para América Latina Sul.
De acordo com o executivo, com a pandemia de Covid-19, que exige o isolamento social, a companhia antecipou as sessões que seriam realizadas ao longo do ano para os meses de abril e maio, para que os colaboradores, especialmente das áreas de venda e técnica, possam atender aos clientes e distribuidores à distância, mas com a mesma qualidade e eficiência.
Paralelamente, adotou diversas ferramentas digitais para atender e fazer reuniões com seus clientes e distribuidores. Por meio de diferentes plataformas, as equipes conduzem as vendas e, em alguns casos, conseguem fazer demonstração de produtos por meio de videoconferência, com apresentações e vídeos autoexplicativos sobre as soluções.
Segantini garante que a companhia segue apostando em ferramentas digitais, como Social Selling, LinkedIn, e-mail marketing e aplicativos de conversas instantâneas para manter aproximação e relacionamento com seus parceiros. O Social Selling, por exemplo, já está sendo implementado com treinamento interno para capacitação da equipe de vendas. "A Henkel passa por uma transformação digital, pois para o mercado B2B é essencial ter relacionamento e comunicação ágil com os clientes. Trabalhamos em uma empresa inovadora e que sempre busca atender as necessidades de seus clientes, de forma customizada. Temos de ter diferentes caminhos para mostrar toda a nossa expertise, dedicação do nosso time e portfólio para diferentes indústrias", comenta Victoria Bastian, Head de Market & Customer Activation da Henkel para a América Latina.
A companhia vem realizando, ainda, webinars, com o objetivo de capacitar seus distribuidores, sobre aplicações e tecnologias industriais da Henkel, ao longo deste ano. Os treinamentos pretendem fornecer ferramentas para uma venda mais profissional aos clientes.
No primeiro semestre deste ano, a Henkel realizou 66 treinamentos on-line para seus clientes da região América Latina, que reuniram 2.008 pessoas de 211 empresas diferentes. Até dezembro, a companhia planeja promover 150 novas sessões e contar com mais 4.000 participantes.
A empresa também vem promovendo webinars abertos ao público sem custo. Os encontros são conduzidos por especialistas da companhia, abordam diferentes temas e são direcionados a profissionais de diversos setores ou pessoas que tenham interesse pelo assunto. "Temos recebido retornos positivos dos nossos clientes e do mercado em geral em relação à qualidade dos treinamentos e webinars que realizamos de forma gratuita. Vamos intensificar essa aproximação e investir em tecnologia para entregar uma experiência única e engajar ainda mais a nossa audiência", conclui Victoria.
Foto: Divulgação