Henkel terá primeira unidade na América Latina com madeira engenheirada
Texto: Redação Revista Anamaco
A Henkel acaba de anunciar que terá seu primeiro prédio construído com madeira engenheirada. Considerada uma alternativa renovável e eficiente, capaz de reter carbono em vez de emitir, o material, em conjunto com as soluções da marca, será empregado no novo centro integrado de inovação e tecnologia, o Latam Inspiration Center, em Jundiaí (SP). Com a iniciativa, a empresa pretende capturar cerca de 500 toneladas de CO2 e mostrar que esse processo é um dos caminhos para contribuir com o meio ambiente.
De acordo com a empresa, ao contrário da construção civil tradicional, responsável por grande parte dos danos ao meio ambiente em processos como extração de areias, fabricação de aglomerantes hidráulicos básicos, além da grande produção de resíduos, a construção com madeira engenheirada oferece benefícios, principalmente por ser totalmente sustentável.
Na obra do novo edifício, está prevista a utilização de, aproximadamente, 670m³ de madeira na forma de elementos para suporte de cargas, produzidos com mais de cinco toneladas de adesivo Loctite HB X452.
Ainda segundo a Henkel, outros benefícios proporcionados pela utilização de madeira engenheirada incluem economia de água, menos entulho (redução de 95% em relação a alvenaria), menor tempo de obra (as estruturas chegam pré-fabricadas) em relação às construções que utilizam material comum como cimento e concreto, ótima acústica, isolamento térmico, entre outros.
Além disso, na construção desse primeiro edifício, está planejada a implementação de mais de 400 painéis solares, adoção de energia totalmente limpa e práticas de reutilização de água no futuro complexo da unidade.
Foto: Divulgação