Holcim Brasil anuncia expansão
A Holcim Brasil acaba de anunciar o projeto de expansão da sua fábrica localizada na cidade de Barroso (MG). Para o empreendimento, serão investidos cerca de US$ 800 milhões (R$ 1,45 bilhão) que deverão ser aplicados na unidade para ampliar sua capacidade de produção de 1,2 milhões de toneladas de cimento por ano para 3,6 milhões. "A decisão de investir no Brasil tem o objetivo de atender o forte crescimento do mercado interno, que deve manter esse ritmo pelos próximos quatro anos", afirma Otmar Huebscher, presidente da Holcim Brasil.
A escolha por Barroso se deve à localização estratégica do município, que abriga uma das principais operações da Holcim no País. Para a comunidade, a expansão da fábrica trará desenvolvimento socioeconômico ao gerar cerca de dois mil empregos durante a obra e 100 após entrar em operação, além de recursos e oportunidades para o comércio, e a indústria local.
A fábrica da Holcim está localizada na região de Campo das Vertentes, a 208 quilômetros de Belo Horizonte, à margem da rodovia BR-265 e próxima a São João Del Rey, Tiradentes, Barbacena - onde funciona um terminal de distribuição, e Juiz de Fora, onde a empresa possui um depósito. A localização é estratégica, pois garante acesso aos principais mercados do País (515 quilômetros de São Paulo e a 286 quilômetros do Rio de Janeiro), proporcionando à empresa mais facilidade para a distribuição dos produtos.
O projeto de expansão da fábrica prevê a compra e instalação de modernos equipamentos. Entre os destaques estão: a construção de um novo forno de clínquer (mistura básica aquecida de calcário e argila que dá origem ao cimento) que aumentará a capacidade de atuais duas mil toneladas/dia para 6,5 mil toneladas/dia.
Para chegar nessa capacidade, também será montada uma nova moagem, que abrigará o um moinho de cimento, com capacidade de 450 toneladas/hora contra as atuais 180 toneladas/hora. Além disso, novos controles ambientais serão instalados para garantir a manutenção dos baixos índices de emissões da unidade que, atualmente, são mais baixos que o exigido pela legislação brasileira.
A nova linha de produção será instalada ao lado da atual fábrica e uma nova jazida de calcário será aberta a 7,3 km da planta para suprir a produção. A previsão da empresa é obter a licença prévia e de instalação ainda este ano e dar início às obras em janeiro de 2012.
A expectativa de início da operação é de julho de 2014. "A modernização das instalações da fábrica de Barroso levam em consideração o compromisso que a Holcim tem com a sustentabilidade. As novas tecnologias que serão empregadas, adequando os sistemas de controles ambientais para o novo porte da operação e permitindo ampliar, em até três vezes, a capacidade de produção, gerando o mínimo impacto no meio ambiente", comenta Huebscher.