Home Center Ferreira Costa incluiu ações sustentáveis em seus projetos
Texto: Redação Revista Anamaco
Pesquisa realizada pelo IBM Institute for Business Value feita com mais de 14 mil consumidores em nove países, incluindo o Brasil, revela que 66% dos brasileiros estão dispostos a mudar o seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo ao meio ambiente.
Acreditando no conceito de sustentabilidade, há alguns anos, o Home Center Ferreira Costa incluiu em seus projetos ações que demonstram preocupação ambiental. Uma ação importante foi inaugurada em 2019 com a abertura da loja de João Pessoa (PB): uma usina solar no ponto de venda. De acordo com a empresa, até o final desde ano, o projeto será estendido para as unidades de Aracaju SE), Caruaru (PE) e Natal (RN) e a própria usina de João Pessoa deverá ser ampliada. A ideia é que, até o final de 2022, todas as lojas do Grupo disponham desse tipo de serviço.
A questão sustentável, segundo a companhia, passa por diversas áreas. Além da instalação dos carregadores de carros elétricos nos pontos de venda Ferreira Costa, o home center conta outras iniciativas, como iluminação automatizada e natural da loja que visa reduzir a iluminação artificial; reutilização da água de chuva; fachada com isolamento térmico; telhado em branco ou metálico refletivo que evita o aquecimento interno na loja e no depósito; sistema inteligente de irrigação; automação predial e do sistema de ar-condicionado para usar todos os sistemas só quando for necessário; sistema de ar-condicionado com motores da última geração (eletricamente comutável) e com ar exterior separado da recirculação para preservação de energia; torneiras automáticas nos sanitários para reduzir o consumo de água; caixas acopladas às bacias sanitárias com quantidade de água reduzida para necessidades diferentes; reutilização de água de condensação que vem do sistema de desumidificação do prédio para reduzir o consumo; máquinas de resfriamento de alta eficiência para preservar a energia; sistema de termo acumulação de água gelada para reduzir o impacto na rede elétrica, reduzindo o consumo de energia; válvulas de controle de ar-condicionado de última geração, economizando energia elétrica.
Foto: Divulgação