Texto: Redação Revista Anamaco
Em um momento turbulento mundialmente, no qual as atividades comerciais sofrem os impactos causados pela pandemia da Covid-19, a estratégia do Grupo Saint-Gobain para auxiliar pequenos e médios lojistas é o investimento em inovações digitais. O Toca Obra, ecossistema multimarcas de vendas e serviços digitais que reúne milhares de ofertas de pequenos e médios varejistas em todo o Brasil, funciona como Marketplace e tem a missão de ampliar a oferta e aprimorar a experiência on-line do segmento de material de construção.
"O Toca Obra é um shopping virtual da construção para que o consumidor final encontre, num só lugar, sem sair de casa, tudo que ele precisa para tocar a sua obra, uma comodidade que se tornou necessidade no cenário atual, no qual muitas pessoas estão em isolamento social e muitas lojas físicas estão fechadas", esclarece a diretora do Toca Obra, Lucile Charpentier.
A empresa é operada de forma independente, com o objetivo de acelerar a digitalização e aproximação da cadeia - indústrias, pequenos e médios varejistas e cliente final. Com alguns meses de operação, possui cerca de 30 mil ofertas e 200 lojistas parceiros e segue em ritmo de forte crescimento, com expectativa de alcançar R$ 500 milhões em vendas até 2023. "A nossa meta é alcançar 500 lojistas parceiros até o final do ano e de ter uma capilaridade geográfica no Brasil todo para facilitar o processo de entrega e contribuir ainda mais a satisfação do cliente final", comenta a diretora do Toca Obra.
O Toca Obra tem como objetivo estimular a atuação do pequeno e médio lojista na economia digital, além de trazer mais conveniência para quem compra. “O varejo é a peça-chave da nossa cadeia de valor e, por isso, precisamos acelerar a sua transformação digital. A nossa plataforma oferece as ferramentas e o apoio necessário, além da força de rede, para que estes comércios tenham uma nova fonte de receita, otimizem a lucratividade de seus negócios e impulsionem a economia do setor. Não vamos deixar ninguém para trás. A nossa missão é qualificá-los para este perfil de operação, buscando a integração da venda digital e da loja física, além de assegurar um cadastro de produtos genuíno, o que gera mais confiança para o consumidor na hora de comprar”, explica Lucile.
Segundo ela, a plataforma se apoia em forte base tecnológica e os melhores padrões do mercado para garantir a escalabilidade. Entre as principais funcionalidades, o varejista tem sua própria loja e-commerce onde terá acesso, em breve, à funcionalidade de vitrine infinita e estoque compartilhado com outros parceiros; promove suas melhores ofertas e administra em um único local informações sobre preços, frete e estoque. Futuramente, o Toca Obra irá reunir novos serviços que irão trazer mais canais de negócios e apoiar a atuação omnichannel do lojista.
O varejo não precisa se preocupar com cadastro de produto, pois é oferecido um banco de mais de 40.000 itens de mais de 150 marcas que representam o maior giro da lojas de material de construção.
Simples e ágil
Desde a fase estrutural da obra até a parte de acabamento e decoração, o Toca Obra conta com mais de 600 categorias de produtos. A navegação é simples e proporciona para cada item um alto nível de informações, como vídeos explicativos, imagens, entre outros conteúdos para apoiar a tomada de decisão. O site oferece também facilidade de pagamento em até seis vezes sem juros. Graças à tecnologia de geolocalização, conecta o usuário ao lojista mais próximo e com a melhor oferta. “A compra online já faz parte do dia a dia do brasileiro para vários itens. Para comprar material de construção não é diferente: as pessoas já sabem o que elas precisam e muitas vezes não querem ou têm tempo de se deslocarem até a loja física. Agora podem comprar diretamente no site Toca Obra”, diz Lucile.
O cliente pode escolher receber o produto em casa ou diretamente na obra, além de poder retirar na loja. Existe, também, uma modalidade de entrega rápida em até dois dias para Grande São Paulo. A rede já se espalha por São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás, Distrito Federal, Bahia e está em expansão para o Brasil inteiro. Para os que já possuem e-commerce, também é possível comercializar seus produtos apenas no Marketplace Toca Obra.
O canal WhatsApp proporciona um atendimento personalizado para apoiar a compra. Basta compartilhar a lista de material de construção, que os especialistas do Toca Obra enviam os melhores preços para cada um dos itens, descomplicando e agilizando essa importante etapa da obra. Essa funcionalidade pode ser útil para apoiar os profissionais da construção, para suas compras de grande volume e ainda para tirar dúvidas técnicas.
Como serviços adicionais, o site Toca Obra possibilita a contratação de profissionais como arquitetos, pedreiros, encanadores, entre outros, por meio da integração com a GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços e profissionais da América Latina. Conta, ainda, com um blog com conteúdos exclusivos e dicas para auxiliar o projeto de obra e acabamento. “A iniciativa está estruturada no modelo ganha-ganha e de comunidade. Potencializamos e trazemos novos clientes e negócios para os varejistas, ampliando seu alcance e facilitando a jornada de quem precisa tocar a obra”, conclui Lucile.
Para participar, o lojista precisa se cadastrar no endereço: https://cws.digital/tocaobra e preencher os campos com seus dados. Em alguns dias, um consultor irá entrar em contato para iniciar os próximos passos para iniciar a operação. O Toca Obra funciona com um percentual de comissão em cada venda do lojista parceiro, seguindo o modelo de todas as plataformas de Marketplace.
Fotos: Divulgação e Reprodução Portal