Texto: Redação Revista Anamaco
Os desafios impostos pelas restrições de convívio e comércio em função da pandemia do coronavírus (Covid-19) têm exigido mais de empresas de todos os portes e segmentos, especialmente no que se refere à atuação no ambiente digital.
Em geral, os pequenos e médios varejistas encontram mais dificuldades para adentrar nesse mundo e de maneira repentina, como tem ocorrido. No entanto, algumas iniciativas surgem para ajudar nesse processo, a exemplo do movimento VCajuda, da Votorantim Cimentos.
Trata-se de um portal direcionado a lojistas com o objetivo de capacitar e apoiar o varejo de material de construção por meio de conteúdo relevante e soluções digitais que os ajudem nas vendas enquanto a situação atual persistir. A plataforma também permite ao consumidor final localizar a loja mais próxima para atendimento de suas necessidades.
Os conteúdos são desenvolvidos a partir do mapeamento prévio e do entendimento dos desafios enfrentados pelos varejistas e pelos consumidores nesse momento. Atenção especial é dada aos temas e à forma como são tratados os assuntos que, de maneira didática e linguagem simples, sejam de fácil compreensão e de serem aplicados no dia a dia da loja. No endereço www.vcajuda.com.br, o varejista encontra a área Sou uma loja, com material e dicas de comunicação digital para os pontos de venda, onde pode cadastrar o estabelecimento no sistema de busca do portal, personalizar cards com nome e logotipo da loja para as redes sociais e imprimir materiais de sinalização para a loja física.
Os revendedores têm acesso, ainda, a dicas para aprimorar o atendimento ao cliente, por exemplo: como iniciar o atendimento à distância com serviço de entrega; como encontrar a melhor plataforma virtual para implantar uma loja on-line; como vender pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, além de sugestões para os que estão com lojas abertas. O lojista poderá repassar dicas e acessar as medidas de apoio ao profissional da obra autônomo e ao comércio que estão sendo implantadas pelo Governo Federal.
De acordo com o diretor de vendas, marketing e operações concreto da Votorantim Cimentos no Brasil, Hugo Armelin, a VCajuda foi colocada no ar em tempo recorde com vistas a contribuir com o pequeno e médio varejo. “É o que chamamos de foco do cliente, pensar como o cliente e encontrar uma forma de ajudá-los diante do cenário adverso que todos estamos enfrentando. É importante reforçar que todas as informações consideram as medidas de prevenção necessárias para que todos, vendedores, lojistas e consumidor final estejam em segurança”, afirma.
A expectativa, segundo o executivo, é que mercado do varejo da construção consiga se digitalizar ainda mais, um processo que vem ocorrendo com muita velocidade nos últimos anos. “O mercado da construção deve acompanhar esse movimento. Independentemente do tamanho do varejo, estar nas redes sociais, atender a seus clientes por canais digitais, possuir um site informativo ou até mesmo comércio eletrônico, são oportunidades que devem ser abraçadas e utilizadas para o ciclo de venda. Pretendemos atender a todos os varejos do Brasil, independentemente se são clientes dos produtos Votorantim Cimentos ou não, e a plataforma está ali, com as informações para podermos transformar o mercado juntos”, garante Armelin.
A VCajuda está sendo divulgada pela equipe comercial da empresa, com a missão de explicar ao lojista todas as vantagens da plataforma, por meio dos canais digitais da Votorantim Cimentos, como redes sociais, Portal Mapa da Obra, site institucional e meios de comunicação.
Os clientes da Votorantim Cimentos contam ainda com uma linha exclusiva na Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), pela qual podem tirar dúvidas, e no Papo de Balcão, do Juntos Somos +, programa de fidelidade do varejo de material de construção e que conta com a Votorantim Cimentos como uma das acionistas, o personagem Zé Pilar apresenta dicas de redes sociais, WhatsApp Business, serviço de entrega e cursos de capacitação para os participantes do programa em vídeos disponibilizados na plataforma.
Ao consumidor final, as informações estarão disponíveis a partir de 27/04, dentro da plataforma VCajuda na área Encontre uma loja, além de dicas de produtos e Faça Você Mesmo.
Fotos: Divulgação e Reprodução Portal