Texto: Redação Revista Anamaco
A Prefeitura de Belo Horizonte (MG), com apoio da ArcelorMittal, entregou à população o Laboratório Municipal de Biologia Molecular, localizado no bairro Carlos Prates. O espaço de 123 m² permitirá a realização de testes diários da Covid-19 e deverá ampliar a rede de diagnóstico e de controle da doença na capital mineira. O local, totalmente reformado pela ArcelorMittal, estava em obras desde abril, abrangendo melhorias estruturais, elétricas, hidráulicas e térmicas e foi entregue em 22 de junho.
Neste primeiro momento, o laboratório realizará 320 testes diários, totalizando cerca de 1,5 mil testes/mês. Serão oito profissionais da área da saúde no atendimento aos pacientes e o espaço terá funcionamento de segunda à sexta-feira das 7h às 19h. Além da oferta ampliada do exame, o laboratório deverá ajudar a diminuir o tempo de espera para o diagnóstico da doença. No local, serão analisados os testes do tipo RT-PCR, efetivo para identificação do vírus na fase inicial da doença.
Além de processar os exames de residentes de Belo Horizonte, a unidade também será responsável por realizar as etapas iniciais do RT-PCR para outros laboratórios que compõem a rede conveniada da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “O laboratório é mais um importante ganho para a população de Belo Horizonte, pois amplia a oferta de exames para Covid-19, o que auxilia nas ações de enfrentamento à doença. Futuramente, no local serão realizados testes para diagnóstico de outros vírus, contribuindo para o planejamento dos trabalhos de prevenção e assistência às doenças respiratórias”, explica Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde.
Inicialmente, o trabalho começa com a realização em menor escala e a expectativa é de que, gradativamente, seja ampliado. “A ArcelorMittal está mobilizada no combate à pandemia e é o momento de unirmos forças e trabalharmos em rede, colaborativamente. Com a entrega do laboratório, contribuímos diretamente na ampliação do atendimento de saúde à população de Belo Horizonte e na identificação rápida da doença”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
A Aperam South America, empresa produtora de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono, doou 1,2 toneladas de aço inox que será utilizado no revestimento das bancadas do laboratório. O material é essencial para garantir a assepsia correta do ambiente para que as equipes trabalhem com segurança, seguindo as normas de saúde e de manipulação de materiais genéticos.
Para Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, a ajuda vai além do produto em si, mas traduz a dedicação da empresa e seus empregados para fazerem a diferença em meio a pandemia. “Temos atuado em diversas frentes solidárias nesse momento e o apoio na construção de algo que irá ajudar ativamente, e de forma efetiva, no combate ao vírus, através de uma ampliação da testagem molecular do vírus, é especial. Muito além do aço inoxidável, estamos doando segurança e acreditando na importância da ciência para vencermos esse momento desafiador”, ressalta Lima.
Foto: Divulgação