Fórum de Líderes 2016

Para vencer a crise, trabalho

07/03/2016

Como já é tradicional, fazendo parte do Dia do Revendedor, no dia 02 de março, foi realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), paralelamente à Expo Revestir, VI Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção.


A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Antonio Carlos Kieling, superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). Em seu pronunciamento, reiterou a importância da feira e do Fórum, que são momentos de integração, de encontro e de troca de conhecimentos. “A Revestir é o primeiro grande evento do ano para o segmento da construção civil. Temos expectativa de que será um ano desafiador. Muito mais do que poderíamos imaginar há algum tempo. Mas, sem dúvida, mais do que qualquer outro momento da história recente do setor, a união e a integração da cadeia será fundamental para garantir a perenidade das nossa empresas. Tenho convicção de que com muito trabalho e consciência social e política, emergiremos para um país maior forte e um Brasil melhor para todos”, enfatizou Kieling.


Em seguida, Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), lembrou que a feira é um espaço privilegiado de padrão internacional, em que visitantes vão à feira sonhar, planejar, obter conhecimentos e realizar negócios. Segundo ele, em um momento como esse que estamos vivendo é uma decisão difícil, mas acertada, das empresas exporem suas marcas e inovações tão arduamente obtidas no processo criativo e no chão de fábrica. “É preciso muita coragem e sabedoria de um gestor para investir em uma feira quando tudo na empresa aponta para o corte de gastos. Mais uma vez nos rendemos à beleza e ao sucesso mercadológico de outra Revestir e de seus eventos de troca de conhecimentos”, ressaltou Cover. 


Beth Bridi, diretora da Redação da Grau 10 Editora/Revista Anamaco, explicou que o Dia do Revendedor é formatado com muito empenho pela Expo Revestir e pela Grau 10 Editora como um espaço de conteúdo rico em debate e para o conhecimento e para a reflexão. É um espaço aberto para ampliar o conhecimento, que pode fazer a diferença. “O Fórum propicia o networking entre as cadeias do setor. Nesse momento, poder trocar ideias, discutir e conversar entre os parceiros pode trazer algumas soluções para os negócios e, talvez, abrir novos caminhos”, destacou a diretora.
Beth parabenizou, ainda, os expositores da Expo Revestir. “É fascinante ver o arrojo, a determinação e a coragem das indústrias. O que vemos aqui é um Brasil muito diferente do apresentado no noticiário. É assim que podemos dar uma pequena demonstração de como reverter o cenário”, observou.


Na sequência, Claudio Conz, presidente Executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), afirmou que se houvesse uma pesquisa, 100% dos visitantes da feira confirmariam que pensam em fazer uma reforma. Seja pela beleza ou pelas alternativas que o setor tem demonstrado. “Os quatro dias da Revestir têm uma magia e precisamos levá-la para dentro das lojas durante o ano inteiro”, comentou Conz.
Pela segunda vez participando do Fórum, a tradicional palestra ficou a cargo de Eduardo Giannetti da Fonseca. O economista traçou um painel sobre a atual situação econômica e política do Brasil.
Giannetti da Fonseca reforçou que os revendedores de material de construção estão na trincheira da atividade econômica e onde as coisas acontecem ou deixam de acontecer. “Vocês estão na linha de frente e do trabalho de vocês depende tudo o que vem atrás e à frente: a indústria para trás e a satisfação do consumidor à frente”, explicou.
O economista lembrou que participou como palestrante do Fórum há alguns anos e que, de lá para cá, o País passou por uma reversão de expectativas sem precedentes na nossa história econômica. “Na primeira vez que estive aqui, o Brasil parecia um país pujante, extremamente otimista com o futuro e colhendo resultados econômicos reconhecidos no mundo. Num espaço de tempo relativamente curto, vivemos uma completa reversão desse quadro”, salientou.


Segundo ele, é conhecida a dificuldade e a gravidade do momento pela qual o Brasil está passando. A primeira mensagem que ele deixou foi que precisamos entender que não éramos tão bons como imaginávamos há alguns anos e também não somos tão ruins e desenganados como muitos estão acreditando agora. “Temos que cortar a volatilidade da imaginação brasileira. Nós permitimos que os estados de ânimo contaminem em excesso as nossas expectativas e esperanças em relação ao Brasil. Ou o País é abençoado ou é amaldiçoado. Não é isso. A realidade flutua muito menos do que a nossa imaginação. Não podemos nos entregar a estados de ânimo temporários e deixar que isso nos contamine e desanime a nossa atividade”, pontuou.
Giannetti da Fonseca observou que a vantagem de ter uma certa idade é que já vimos muita coisa, inclusive ver esse ciclo que o Brasil está vivendo se repetir várias vezes. Segundo ele, há períodos em que tudo parece excepcionalmente bem, seguido de momentos em que o País está desenganado e não tem mais jeito.
O economista não subestimou a gravidade do cenário atual. Segundo ele, na crise atual, particularmente grave é não ter horizonte definido de recuperação e a combinação do elemento político com o econômico. “Uma coisa está alimentando a outra. Uma economia muito ruim, com desemprego crescendo de forma alarmante e a popularidade da presidente Dilma Rousseff, que chegou a um nível inferior à da pior avaliação do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A falta de capital político e de liderança compromete a capacidade de reação do governo de tomar as medidas que a economia precisa para se recuperar”, enfatizou.
A palestra foi seguida de um debate, conduzido pela jornalista Beth Bridi, que contou com a participação de Manuel Corrêa, diretor Geral da Saint-Gobain Distribuição - Telhanorte, Marcos Atchabahian, diretor da Village Home Center e presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco e Claudio Conz.

A cobertura completa do Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção poderá ser conferida na edição 270 impressa da Revista Anamaco.

Para vencer a crise, trabalho
Compartilhe esse post:

Comentários